Pioneira da enfermagem no Brasil, Anna Nery tem exposição aberta ao público até 31 de janeiro de 2020
Aconteceram no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), no dia 13 de dezembro, Centro de Salvador, às 17h, abertura da “I Exposição de Célebres da Bahia: A mulher Anna Nery”, e o lançamento da “Revista IGHB, n° 114“.
Essa edição trás informações históricas sobre a baiana Anna Justina Ferreira Nery e abordagem como a do “Amanuense e arquivista Anselmo Pires de Albuquerque (primeiro funcionário público a organizar documentos da Faculdade de Medicina da Bahia no início do século XX)”.
Ao visitar a exposição será possível conferir de perto alguns títulos de livros, tela dentre outros itens que pertenceram à heroína brasileira.
“Não estava informada sobre a exposição de Anna Nery, tomei conhecimento agora, tenho interesse em visitar”, comentou a Técnica de Enfermagem, Roseneide Neves, 42 anos, moradora da Região do Nordeste de Amaralina.
O ato solene foi realizado pelo Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, Museu Nacional de Enfermagem e o Conselho Federal de Enfermagem, e contou com apoio do Museu de Arte da Bahia e da Igreja Nossa Senhora do Rosário de Cachoeira (Bahia).
Participaram do evento, autoridades, associados, bibliotecários, estudantes, agentes comunitários de comunicação, profissionais do turismo e da saúde, pesquisadores, autores, familiares da homenageada, representantes de diversas instituições e demais interessados.
Através da Lei Federal n° 12.105, de 02 de dezembro de 2009, Anna Nery passou a ser a “primeira mulher a entrar para o livro dos Heróis da Pátria, depositado no Pantaleão da Liberdade e da Democracia, em Brasília, Distrito Federal (publicado no Diário Oficial da União, seção 1, em 3 dez. 2009)”.
Segundo o Portal da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Anna Nery é “precursora da Cruz Vermelha, é considerada a primeira enfermeira do Brasil. Em sua homenagem a primeira escola oficial brasileira de enfermagem de alto padrão no país foi denominada Anna Nery (1923). Em 10 de agosto de 1938, o presidente Getúlio Vargas, assinou o decreto nº 2.956, instituindo o Dia do Enfermeiro, que deve ser celebrado em 12 de maio”.
Anna Nery nasceu em 13 de dezembro de 1814, em Cachoeira, interior da Bahia e faleceu em 20 de maio de 1880, no Rio de Janeiro.
De acordo com o Portal do IGHB, o referido instituto “é uma das instituições apoiadas pelo Programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura da Bahia. Funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h, na Piedade, Centro de Salvador”.