Os antigos galpões da Cooperativa Central dos Produtores de Leite (CCPL), na Avenida Dom Hélder Câmara, em Benfica, serão implodidos no próximo domingo (8/1), às 9h. No lugar, a Secretaria estadual de Obras/Emop vão construir 688 unidades habitacionais e espaços de lazer, na área de 50 mil metros quadrados.
Serão usados 250 quilos de dinamite para implodir quatro prédios. A implosão vai gerar 80 mil toneladas de entulhos, que serão usados no aterro do terreno. A operação será acompanhada pela imprensa no Viaduto de Benfica, que será interditado ao tráfego das 8h às 9h30. A circulação de trens e metrô também será interrompida.
Os moradores do entorno da antiga fábrica serão retirados de suas casas, por questões de segurança, a partir das 7h. A Defesa Civil e trabalho social do PAC farão uma última checagem às 7h30 pra ver se todas as casas foram realmente liberadas. Os moradores serão recebidos em um ponto de apoio montado na Rua Abdalla Chama. No local, haverá tendas de atendimento com lanche fornecido pelo governo do estado, aguadeiros da Cedae, além de uma unidade do Corpo de Bombeiros.
Há cerca de dez anos as instalações da antiga fábrica de laticínios foram invadidas por famílias que lá viviam em condições precárias. Desde maio do ano passado as 1.273 famílias que moravam no local estão sendo reassentadas. Daquele total, 132 já receberam apartamentos no Complexo do Alemão, 207 optaram por compra assistida e/ou indenização e 934 estão recebendo aluguel social.
Estarão presentes o vice-governador e coordenador de Infraestrutura, Luiz Fernando Pezão, o secretário de Obras, Hudson Braga, e o presidente da Emop, Ícaro Moreno.
Fonte: Secretaria de Obras