Contribuindo para a preservação desse importante patrimônio ambiental. O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do estado do Rio Grande do Norte – IDEMA-RN, justamente com a Gestão da Área de Proteção Ambiental Jenipabú – APAJ iniciou as inscrições para o novo biênio do Conselho Gestor da Unidade de Conservação.
As inscrições para a eleição de representantes dos setores e Entidades Não Governamentais no Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Jenipabu são renovadas a cada dois anos.
Os interessados devem efetuar sua inscrição no horário das 8h às 12h e das 13h às 16h, na sede do Ecoposto da APA Jenipabu, localizado na Rua da Lagoa, s/n, Jenipabu, em Extremoz.
Além disso, as inscrições podem ser realizadas na sede do IDEMA, no setor do Núcleo de Gestão de Unidades de Conservação (NUC), ou por meio eletrônico, enviando para o e-mail apajenipabu@idema.rn.gov.br. Mais informações pelo telefone (84) 3113-6144.
A Área de Proteção Ambiental Jenipabú foi criada através do Decreto Estadual nº 12.620 de 17 de maio de 1995, com o objetivo de ordenar o uso, proteger e preservar os ecossistemas de praias mata atlântica e manguezal, lagoas, rios e demais recursos hídricos, dunas e espécies vegetais e animais presente nos municípios de Natal e Extremoz. Com uma área de 1.881 hectares, a APA Jenipabú, assegura a preservação ambiental de uma área de tabuleiros, dunas, bem como o importante Complexo Dunar de Jenipabú, região com intensa atividade turística.
Conselho Gestor
A Área de Proteção Ambiental Jenipabu – APAJ é também composto por um Conselho Gestor. Este colegiado foi instituído através do Decreto Estadual nº 19.139 de 05 de julho de 2006.
O mesmo é composto por IDEMA, SETUR, Representante do segmento das empresas de hospedagens e de alimentação, Representante dos prestadores de serviços de passeios de bugre, Representantes de entidades de moradores das comunidades de Natal e Extremoz, inseridas na APA e em seu entorno imediato, Representantes de entidades ambientalistas sediadas em cada município, Prefeituras dos municípios de Extremoz e Natal, Câmara de Vereadores dos municípios de Extremoz e Natal, IBAMA, SPU e Duas entidades de ensino e pesquisa que desenvolvam atividades na área da APAJ. Possuímos ainda o Regimento Interno do Conselho Gestor da APA Jenipabu, que tem como objetivos: definir as diretrizes para o planejamento da gestão da APAJ, em consonância com o Sistema Nacional e Estadual de Unidades de Conservação, a legislação que trata da Política Estadual de Meio Ambiente e o que estabelece o Decreto nº 12.620, de 17 de maio de 1995, de sua criação, definir metodologias e procedimentos para implementação das diretrizes, articular, apoiar, divulgar fontes de recursos que viabilizem a gestão da APAJ, estimular a sensibilização ecológica, a proteção e a conservação do patrimônio natural e recursos ambientais da APAJ e estabelecer prioridades e acompanhar as ações de implantação, manutenção, preservação, proteção e conservação da APAJ, visando harmonizar o desenvolvimento local com a proteção dos atributos naturais e a conservação dos valores culturais.
📄🖥️ Confira os critérios para participar em http://www.idema.rn.gov.br