Apae Salvador promove atividades de férias, com programação infantil e adulta, que conta com oficinas de música, esportes, sensoriais, de psicomotricidade, produção de picolé, até banho de piscina, piquenique e cinema. Os assistidos adultos poderão participar ainda do projeto Pé na Areia, uma atividade funcional para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
As atividades lúdicas e recreativas para têm objetivo de mobilizar os pacientes assistidos no Centro Especializado em Reabilitação – CER II, localizado no subúrbio ferroviário. A ideia é estimular as habilidades cognitivas, sensoriais, sociais e comunicativas, por meio de ações diferenciadas e realizadas até mesmo fora do ambiente de tratamento.
A programação infantil de janeiro e fevereiro conta com oficinas de música, esportes, sensoriais, de psicomotricidade, de dedoche, produção de picolé e salada de frutas, até banho de piscina e mangueira, piquenique e cinema, entre outras. Os assistidos adultos poderão participar ainda do projeto Pé na Areia, uma atividade funcional para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
“A colônia de férias é uma programação voltada, principalmente, para crianças e adolescentes assistidos no CER II da APAE Salvador, e surgiu como uma alternativa das inúmeras solicitações por parte das famílias e cuidadores, em associar o período de férias escolares a um possível recesso dos atendimentos ofertados na unidade, sem prejuízos no processo de habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência”, explica Vinicius Aderne, gestor de Reabilitação.
O público adulto também será contemplado com atividades, através do projeto Pé na Areia, que tem como finalidade desenvolver o convívio social dos pacientes em ambientes externos e espaços coletivos, para que o lazer e a utilização dos espaços públicos possam fazer parte dos hábitos familiares, resultando no fortalecimento de vínculos e melhoria nos níveis de qualidade de vida. Nessa perspectiva, as oficinas passaram a cumprir mais um papel fundamental dentro do CER: tanto como elemento terapêutico como promotoras de reinserção social.
Confira a programação completa de férias!
OFICINA SENSORIAL – Atividade com slime e massinha de modelar
1ª Semana: 08, 11 e 12 de janeiro
2ª Semana: 15, 18 e 19 de janeiro
3ª Semana: 22 e 25 de janeiro
Objetivos: Estimular as habilidades sensoriais; potencializar e favorecer a sensibilidade tátil, coordenação motora fina, percepção tátil e criatividade.
OFICINA DE PSICOMOTRICIDADE – X-BOX
1ª Semana: 08 e 09 de janeiro
2ª Semana: 15 e 16 e 19 de janeiro
3ª Semana: 22 e 23 de janeiro
Objetivo: Estimular as habilidades cognitivas e motoras; noção espaço-temporal, lateralidade e ritmo.
BANHO DE PISCINA e MANGUEIRA
1ª Semana: 08 a 12 de janeiro
3ª Semana: 22 a 26 de janeiro
Objetivo: Estimular a socialização, a coordenação motora e o autocuidado nos processos de enxugar, vestir, guardar os itens utilizados, além estimular a concentração e a consciência sobre o próprio corpo, higiene e a noção do espaço.
OFICINA DE MÚSICA
2ª Semana: 15 a 19 de janeiro
Objetivo: Desenvolver e aperfeiçoar as habilidades musicais da criança com o diagnóstico do transtorno do espectro autista ou outras necessidades especiais por meio de atividades lúdicas e sonoro musicais grupais, onde terão como ferramentas instrumentos musicais, o setting terapêutico e toda a imaginação e criatividade.
OFICINA DE ESPORTE
1ª Semana: 08 a 12 de janeiro
2ª Semana: 15 a 18 de janeiro
3ª Semana: 22 a 26 de janeiro
Objetivo: Iniciar a prática paradesportiva, visando melhorar a qualidade de vida, interação social, autoestima e coordenação motora ampla.
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E OFICINA DE DEDOCHE
1ª Semana: 09 de janeiro
2ª Semana: 16 de janeiro
3ª Semana: 23 de janeiro
Objetivo: Estimular as habilidades cognitivas e sociais, interação entre pares, tolerância e autonomia.
OFICINA DE PICOLÉ
1ª Semana: 10 e 11 de janeiro
2ª Semana: 17 e 18 de janeiro
Objetivo: Estimular a uma prática social de forma lúdica, agregando conhecimento e trocas de experiências sobre alimentação e aceitação de diversos sabores, doces ou cítricos e temperatura entre os participantes,
desenvolvendo a seletividade alimentar existente e todos os fatores sensoriais interligados.
PIQUENIQUE E OFICINA DE SALADA DE FRUTAS
3ª Semana: 24 a 26 de janeiro
Objetivo: Estimular a uma prática social de forma lúdica, agregando conhecimento e trocas de experiências sobre alimentação e aceitação de diversos sabores entre os participantes, desenvolvendo a seletividade alimentar existente e todos os fatores sensoriais interligados.
CINEMA
1ª Semana: 10 de janeiro
2ª Semana: 17 de janeiro
3ª Semana: 24 de janeiro
Objetivo: Estimular as habilidades cognitivas e sociais, interação entre pares, tolerância, autonomia.
PROJETO PÉ NA AREIA – ATIVIDADE FUNCIONAL
Datas: 16 de janeiro e 7 de fevereiro
Objetivo: Incentivar e proporcionar lazer e bem-estar para pacientes adultos com deficiência e mobilidade reduzida, que são assistidos no CER II da APAE Salvador.