De acordo com a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia, dos 417 municípios baianos apenas nove ainda não tiveram casos confirmados do novo coronavírus, dados registrados até o último boletim de saúde, divulgado ontem, 2. Oito ficam na região Oeste da Bahia: Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Canápolis, Érico Cardoso, Ipupiara, Gavião, Novo Horizonte, Sítio do Mato e Tanque Novo. A outra cidade, Gavião, fica no Centro-Leste do estado.
As medidas de restrições seva eras do comércio e circulação de pessoas e veículos logo no início da pandemia e colaboração da população por meio do disque denúncia de aglomeração, barreiras sanitárias evitando acesso de turistas e a fiscalização constante das atividades econômicas de serviços não essenciais são algumas das razões para que essas cidades ainda não estejam nas estatísticas da pandemia.
As cidades identificadas sem casos da Covid-19 têm entre 9 mil a 20 mil habitantes, o que de certa forma contribui para um controle mais efetivo da população quanto as medidas de proteção. Uma das cidades que iniciaram o protocolo de segurança com as orientações das autoridades de saúde foi o município Canápolis, que fica a 861 Km da capital baiana.
“Logo no início da pandemia, tivemos medidas mais severas porque tomamos logo aquele susto e também pela cidade ser pequena e não ter tanta estrutura. Fomos o 1º município do Oeste a tornar obrigatório o uso da máscara e a população aderiu de forma impressionante, ficamos orgulhosos”, comentou Myriam Gonçalves Teixeira, prefeita da cidade.
Nas entradas que dão acesso aos municípios seguem instaladas barreiras sanitárias que fazem o controle do fluxo de pessoas e veículos das 6h às 18h. Moradores com histórico de viagem a outras cidades são monitorados pela Vigilância Epidemiológica e indicados a se manterem em isolamento por duas semanas. O transporte intermunicipal está proibido em 400 municípios do estado para evitar o fluxo de veículos e possíveis aglomerações.