Foi lançado na última segunda-feira, 23, pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o aplicativo “Fica Bem”, instrumento que visa auxiliar vítimas de violência sexual para denunciarem os abusos. A cerimônia de lançamento aconteceu no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro Jaraguá, em Maceió (AL).
Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), os casos de abusos sexuais somam 30%, em Alagoas. A maioria dos casos de abusos é de adolescentes. Dos 561 casos de abuso sexual denunciados no período de janeiro a outubro deste ano, 421 foram relacionados a adolescentes, o que corresponde a 81%.
A secretaria de saúde pretende diminuir a subnotificação dos registros das denúncias. O aplicado foi desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e conta com a parceria do Centro Universitário Cesmac.
Aplicativo Fica Bem
Até o momento o aplicativo “Fica Bem” está disponível apenas para smartphones com a funcionalidade Android, futuramente, poderá ser acessado pelo sistema operacional iOS. Após baixar o aplicativo o usuário precisa realizar o cadastro.
Depois de realizar o cadastro, a pessoa terá acesso as informações sobre como denunciar a violência sexual, através de um formulário, que serão inseridos dados da vítima e o nível de violência sofrido.
A vítima poderá entrar em contato com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e a Rede de Atenção às Vítimas de Violência Sexual de Alagoas (Ravvs/AL) e informações sobre as unidades de saúde que realizam os atendimentos e a localização dos hospitais.