Esta manhã de quarta-feira, 13/11, começou tensa em Brasília. Logo cedo a embaixada da Venezuela na capital do Distrito Federal foi alvo de invasão, ação orquestrada pelos apoiadores por Juan Guaidó, que vêm mostrando total desrespeito com a democracia, os direitos humanos e o povo venezuelano.
“A embaixada foi sitiada por um grupo de brasileiros e de venezuelanos, houve confronto violento. Eles tentaram tomar à força esse espaço. A impressão é que parte deles é de lutadores de academia contratados. É uma clara violação do direito internacional. Há indícios de participação do governo brasileiro na facilitação da invasão da embaixada da Venezuela.” Deputado Paulo Pimenta- PR/RS.
Em Brasília acontece o BRICs. O acesso está restrito em várias parte da cidade dificultando as pessoas chegarem até a embaixada.
É de responsabilidade do governo brasileiro proteger as embaixadas no país, não fazendo pode ser considerado culpado por quebra de acordo internacional. Até o momento não se percebe ação para coibir tal invasão, caracterizando assim um apoio do atual governo. Isso pode ter consequências ainda piores.