Aprovada abertura de mais Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher

O projeto prevê ainda que as delegacias tenham policiais femininas, preferencialmente- Crédito: Alberto Coutinho

Foi aprovado pelo Senado na última quinta-feira (11) o Projeto de Lei (PL) 781/2020, que prevê a abertura de mais delegacias da Mulher. O projeto prevê ainda que as delegacias tenham policiais femininas, preferencialmente.

Com a aprovação será repassadas verbas para os municípios mais populosos abrirem pelo menos uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher. O autor do projeto é o senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL). O PL vai à Câmara dos Deputados.

O repasse dos recursos deverá ocorrer em até cinco anos. Essas unidades deverão ter funcionamento ininterrupto, inclusive nos fins de semana, para atendimento de mulheres vítimas de qualquer tipo de violência.

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2020 mostram que o número de feminicídios registrados passa passaram de 929 em 2016 para 1.326 em 2019, um aumento de 43% no período.

Segundo dados de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 91,7% dos municípios brasileiros, não há delegacia especializada de atendimento à mulher.