No dia 25 de maio será realizada a “Mostra Movimenta” no Centro Cultural Boca de Brasa. O Festival Movimenta Cajazeiras terá uma programação composta por 13 coreografias do bairro de Cajazeiras e região – solos, duos, grupos e Cia(s) -, escolhido através de uma convocatória. O evento ocorre a partir das 19 h, com entrada gratuita, sujeita à lotação, no Centro Cultural Boca de Brasa de Cajazeiras e o público poderá assistir a coreografias de diversos ritmos e estilo de dança – pagode, Jazz, hip hop, Valsa, contemporânea, ballet, etc.. Uma Mostra artística cheia de movimento, criatividade, diversidade e força, que se aproxima e fortalece os modos de produzir dança no bairro.
A programação é formada pelas seguintes coreografias: “Ori”, da Ensaio Cia de Dança; “Maré mansa”, do Balé Jovem de Cajazeiras; “Colab das Yabás”, do Balé da Comunidade; “Expressar o corpo através da Dança”, do Grupo de Valsa Amor Eterno; “Samba das Meninas”, do Corpo de Baille; “Comunidança”, do Balé Clovis Soares; “Dança do Ventre”, da Luciana Bellydence; “Não reaja”, solo da dançarina Maira Rodrigues; “Kota Diami”, da solo da artista Geórgia Santos; “Solitude”, do grupo Lótus Dancing; “A rua existe e resiste”, espetáculo do bailarino circense Ivo Gabriel; “Esquentando tudo”, Duo do coletivo “Casal Ritmo Quente”; e o espetáculo “Não temo mais o escuro”, da Cia Renato Torres.
Para a diretora de produção do Movimenta Cajazeiras, Tyara Gomes, o projeto tem uma importância muito significativa para a comunidade e para os artistas de Cajazeiras, Águas Claras e Castelo Branco, pois fortalece o fazer artístico, promove oportunidade, formação e geração de renda. “Tem sido lindo ver o envolvimento de tanta gente, criando e construindo seus corres para está no nosso Festival. Por isso, criamos um processo de seleção cuidadoso, que primou pela formação e afetividade, que é a maneira que acreditamos que as políticas de acesso precisam ser”, reforça a também artista da dança.
Fórum
Além das oficinas criativas – que ocorreram nos três primeiros finais de semana de maio – e da Mostra, o Movimenta Cajazeiras trará uma terceira ação, a roda de conversa “Futuros Criativos”, a ser realizada no dia 26 de maio, a partir das 10h, no Centro Cultural Boca de Brasa, com o propósito de se formar o Fórum de Dança de Cajazeiras, para a construção de políticas de acesso, permanência e fomento de produções artísticas do bairro-cidade. O bate-papo é aberto ao público.
“A roda de conversa é um momento para dialogarmos e entendermos em comunidade como anda o trabalho de cada grupo, como cada artista tem se organizado no seu campo. É para pensarmos coletivamente quais políticas públicas e artísticas futuras desejamos para a nossa comunidade. Esse encontro também é para que juntos possamos nos fortalecer e renovar forças para continuar produzindo e acreditando”, destaca Marcos Ferreira.
Mobilização Artística
O Movimenta Cajazeiras é uma ação coletiva de fazedores da arte, principalmente, de dançarinos do bairro de Cajazeiras, artistas que já produzem projetos voltados à dança na comunidade há pelo menos 15 anos. O bairro é uma grande cidade dentro de Salvador, com uma cena cultural e artística efervescente, mas que não conta com investimentos para o processo formativo e que possa ampliar a produção local.
“A partir da falta de acesso e da precariedade de ações e investimento voltados a dança na nossa comunidade, nós artistas criamos a Criad’ouro Produções, um coletivo de produção cujo o objetivo é desenvolver projetos, entre eles, o Movimenta Cajazeiras”, pontua Marcos Ferreira, idealizador da Criad’ouro ao lado dos artistas Leonardo Santos e Tyara Gomes.
O projeto Movimenta Cajazeiras foi contemplado pelo edital Territórios Criativos, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal.
Mais informações: perfil Instagram @movimentacajazeiras