Ontem, dia 23 de outubro de 2018, ocorreu na Lapa, no centro do Rio de Janeiro o comício do candidato a presidência do Brasil Fernando Haddad e de sua vice Manuela D’Ávila. O evento tem como objetivo o “vira voto”, ação dos eleitores e candidatos que visam conquistar votos de eleitores que estavam pretendendo votar nulo, branco ou no outro candidato a presidência Jair Bolsonaro. Estavam presentes no local, segundo a organização mais de 70.000 pessoas.
Marcaram presença no evento políticos como Tarcísio Motta, Dani Monteiro, Guilherme Boulos, Alessandro Molon, Talíria Petrone, Jandira Feghali, entre muitos outros. Porém, uma das partes mais importantes desse comício foi reunir artistas para dar depoimentos e tentar virar o máximo de votos possíveis. Por mais que seja proibido cantar nesses eventos, já que o showmício é considerado crime eleitoral, a presença desses artistas foi fundamental para reafirmar suas posições diante do público presente, os que assistiram em transmissões ao vivo ou que acompanham esses artistas nas redes sociais.
Artistas de várias ocupações estavam presentes, como os atores e atrizes Marieta Severo, Caco Ciocler, Danilo Mesquita, Leticia Colin, Danilo Ferreira, Humberto Carrão, Bruno Garcia, Juliana Alves, o ator e humorista Gregório Duvivier, além dos cantores e compositores, Criolo, Chico Buarque, Caetano Veloso, e Mano Brown. Os três últimos cantores deram depoimentos. Mano Brown foi o mais polêmico, apesar de afirmar seu posicionamento a favor de Haddad fez críticas ao PT e a esquerda, além de criticar o clima de festa do evento, ele foi vaiado por uma parte do público e aplaudido por outra. Outros artistas tiveram suas falas ouvidas, muitos puderam expor suas ideias.
Haddad foi o último a falar, comentou a fala de Mano Brown, afirmou que compreende e respeita o que o rapper falou, disse que o que é preciso no momento é abraçar o que estão perdidos, aqueles que pensam em não votar no PT por revolta, pelo desemprego e pela falta de apoio financeiro e social que resulta na evasão das faculdades, afirmou que é preciso abraçar essas pessoas, pois elas não votam pelo ódio e sim porque estão perdidas.
Faltando quatro dias para as eleições do segundo turno a campanha está mais forte do que nunca, nas redes sociais artistas tentam expor ao máximo suas posições, ideias e revoltas. Foi criado o perfil @viravoto no instagram que mostra histórias de pessoas que mudaram o voto para o PT, motivos para votar nele, além de algumas propostas do candidato Fernando Haddad. Faltam quatro dias para virar essa eleição, é o momento de virar votos, faltam quatro dias para tentar livrar o Brasil da barbárie. Ainda há tempo.