Assembleia Xukuru do Ororubá teve a presença da Ministra dos Povos Indígenas e Originários

A 23° Assembleia Xukuru do Ororubá aconteceu na Aldeia Pedra d’Agua, na cidade de Pesqueira, Agreste Pernambucano, e reuniu mais de 3 mil pessoas, entre indígenas, pesquisadores, ambientalistas, autoridades, representantes de vários movimentos sociais, mídias independentes. Além da presença da Ministra dos Povos Indígenas e Originários, Sonia Guajajara.

Entre os dias 17 e 20 de maio, regidos pelo tema: “Limolaygo Toype: Preparando Mentes para Espalhar Sementes”, os participantes ficaram acampados em barracas, vivenciando diversas mudanças climáticas, em contato direto com a natureza, cores, sons e risos, expressando e reforçando sua identidade indígena, principalmente através dos rituais e danças.

Mandaru plantando mentes para espalhar sementes.

A intervenção contou com a intensa presença das mulheres, representantes do sagrado feminino, do conselho dos mais velhos, experientes zeladores dos sonhos, além de muitas crianças e jovens guardiões  do futuro. O encontro foi uma expressão da força emanada dos ancestrais que segue alimentando os seres com sabedoria e resistência, no avanço de suas conquistas, e na afirmação e reconhecimento de seus  potenciais, que carregam na sua caminhada o protagonismo na transformação dos seus destinos, frente a realidade de lutas no combate ao genocídio e reafirmação de sua ancestralidade.

A assembleia teve como objetivo promover debates, análises, celebrações religiosas e apresentações culturais. Participaram do encontro, Célia Xakriabá (1ª Indígena eleita Deputada Federal, em MG), Weibe Tapeba (Secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde), além dos demais povos indígenas do Brasil, em especial do Nordeste, e de outros países, como de instituições parceiras e agentes externos.

Debates e encaminhamentos 

O conselho dos anciãos nas 23 aldeias tem atribuição no empenho dos representantes da  associação do Povo Xukuru, que são jovens representações da políticas, além do Cacique das 23 aldeias que compõem o território.

As elaborações de propostas, projetos e planejamentos nos diversos aspectos que permeiam a partir da educação contextualizada a realidade cultural, resiliência e resistência dentro dos princípios e conceitos étnicos e nas garantias da identidade cultural, impulsionando as narrativas descolonizadoras de forma necessária em todos os setores.

A Ministra dos Povos Indígenas e Originários, Sônia Guajajara, alertou acerca dos desafios  importantes do ponto de vista das articulações no cenário da atual conjuntura politica do país, mas sobre tudo para ampliar o entendimento a cerca da missão de barrar a PL 490/07, marco temporal que coloca em risco as diretrizes jurídica dos direitos dos territórios e povos indígenas em todo país.

Em conexão com outros povos indígenas o encontro celebrou o espírito do Cacique Chicão (Mandaru), que lhes revelam e concedem os caminhos de seguridade dos direitos e prosperidade, pelas visões e sonhos do Senhor Zequinha, o Pajé dos Xucurus, da sagrada Serra do Rei do Ororubá, reafirmando entre os povos a importância de que a união, a partilha, a paz e a harmonia estejam sempre presentes entre os parentes.

Etnias presentes

Povos Indígenas Truká, Pankararu, Fulni-ô, Tapuia, Pataxó, Pataxó Hã-Hã-Hãe, Xukuru-Kariri, Guajajara, Xokó, Katukina, Kaingang, Potiguara, Guarani Kaiowá, Isú-Kariri, Kariri de Poço Dantas, Pankará, Kambiwá, Kapinawá e Kariri da Chapada do Araripe, Teia dos Povos em Pernambuco, Povos e Comunidades Tradicionais do Rio Grande do Norte.

Sociedade civil

Instituições e Organizações IFPE Campus Pesqueira, Diocese de Pesqueira, Residentes de Medicina, Família e Comunidade, CIMI, Conselho Tutelar de Pesqueira, Câmara Municipal de Pesqueira “Casa Anísio Galvão”, Igreja Anglicana do Brasil, Afoxé Alafin Oyó, PSOL, Igreja Batista Coqueiral, Movimento Nós na Criação, Comunidade Bremen.

Representantes da política

Secretários do Município de Pesqueira, CONAFER, Associação Juízes para a Democracia, Residência de Saúde Coletiva com enfoque em Agroecologia da UPE Campus Garanhuns, Associação Jardim – Cannabis Medicina, UFPB, Bacural Ponto de Cultura, Santuário dos Jatobás – Pombos-PE, Nova Cartografia (Vânia Fialho), SIMPERE/Recife, UFRN, UFCA, UFERSA, Coletivo Mandacaru Cia das Artes, IPJ, Associações Italianas “Popoli in Arte” e “Piccolo Mondo”, Coque (R)existe Coletivo, Centro de Capoeira Luz di Angola, Coquevídeo, FIOCRUZ-PE, Coletivo Elas Q Fazem (Olinda), Clube de Alegoria e Crítica: O Homem da Meia Noite, Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Cidadania da Universidade Rural (Pró-Reitor Moisés de Melo Santana), Deputada Estadual Rosa Amorim.

Universidade e instituições de ensino 

Grupo de Pesquisa Diversidade e Saúde, Escola Nacional de Saúde Pública, Centro Acadêmico de Vitória – UFPE, Curso de Psicologia da Faculdade de Belo Jardim / AEB Autarquia de Ensino, Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas e Identidade (UFPE/FUNDAJ), Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC), Universidade Federal de Brejo Santo, Escola Joanita de Melo (Ouro Branco – MG), Escola Livre de Ancestralidade Kariris, Aldeias de Ponto de Cultura, Centro Regional de Formação, Educação e Cultura Popular – CREFEP (Itambé-PE), Movimento das Comunidades Populares – MCP, FOJUPE, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores de Vitória de Santo Antão – PE, Núcleo Terapêutico Cromossomos – MG, EJA Campo (GRE SMI – Arcoverde), – MST, IPA e Coletivo Voz do Quilombo – Ceará Mirim RN, UNICAMP, Licenciatura Intercultural da UFPE.

“Salve a mãe Tamain e pai tupã, salve o povo Xucuru da serra do Orobubá. Salve o Cacique Marquinho. Salve a Jurema Sagrada. Salve Mandaru cacique Xicão”.

Agradecimentos: a equipe do Caranguejo Uçá, Agência de Notícias das Favelas- ANF e Telesur, junOrorubá Filmes, Dona Zenilda Xukuru, Cacique Marquinho Xucuru, Kleber Xukuru, Guila Xukuru, indigenista e poeta Ângelo Bueno e todo povo Xukuru de Ororubá.

Crédito das imagens: Hamilton Tenório/Júnior Cardeal/Edson Fly

Produção:

Núcleo de Comunicação Caranguejo Uçá em parceria com a Ororubá filmes /ANF/Telesur

Por Edson Cruz (Fly)