A prefeitura de Salvador lançou a assistente virtual “Jana” na última terça-feira, 14, com objetivo de orientar, prevenir e monitorar a população da capital baiana contra a pandemia. A plataforma pode ser acessada pelo endereço: www.assistentevirtual.salvador.ba.gov.br.
Ao acessar, a pessoa com suspeita de coronavírus deve responder um “questionário de sim ou não” que dura cerca de um minuto e meio. Depois a ferramenta virtual informa ao usuário sobre qual providência a seguir.
As principais orientações são para que verifique a evolução dos sintomas de febre, gripe, dificuldade de respirar no período de 24 horas; importância da prática do isolamento social; uso de medicamentos prescritos pelo médico; e indicação ou não do usuário para procurar por uma unidade de saúde especializada.
A assistente virtual foi desenvolvida pela Diretoria de Modernização e Tecnologia de Gestão (Dmtg) da Secretaria de Gestão (Semge) com apoio da Companhia de Governança Eletrônica (Cogel) e Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (Sms).
A população soteropolitana ainda conta com mais dois canais de comunicação:
Fala Salvador 156 e Disque Salvador 160.