Tão antiga quanto a socialização do homem é a exclusão social [infelizmente] das pessoas com deficiência.
As sociedades sempre se organizaram priorizando as capacidades, “normalizando” uns e excluindo outros. Nesse processo, as pessoas com deficiências acabaram à margem, privadas de suas liberdades e seus direitos.
Sendo assim, indivíduos com deficiências são [des] tratados com desrespeito, privação de direitos, alvos de atitudes preconceituosas e segregadoras, são estigmatizadas, desumanizadas.
O Artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos estabelece que “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade”.
Mas ao longos dos tempos, o que se nota é que as sociedades parecem focar mais nos impedimentos e nas aparências do que nos potenciais quando tratamos das pessoas com algum tipo de deficiência.
A ASSOCIAÇÃO MORCEGOS EM AÇÃO
Os parágrafos anteriores introduzem o tema dessa matéria para falar sobre a Associação Morcegos em Ação, localizada no Sítio Moitinga, zona rural do Município de Ubajara, no estado de Ceará, distante de Fortaleza aproximadamente 311km.
A referida associação se dedica ao trabalho atendendo pessoas com deficiência visual, realizando diversas atividades integrativas, cujo objetivo é a inclusão e a mobilidade desses agentes.
Atualmente são atendidas diversas pessoas de municípios vizinhos e até mesmo mais distantes, com atividades que obedecem à um cronograma de modo à facilitar a presença desses associados às atividades ali oferecidas e realizadas.
O lema da Associação Morcegos é a inclusão dos deficientes visuais, priorizando também a independências dessas pessoas, trabalhando a mobilidade, ensinando ou estimulando que elas exerçam atividades que lhes tragam maior agência social, sem precisar que outras pessoas as façam por elas.
Outra iniciativa trabalhada pela equipe gestora com os usuários, nas pessoas do Senhor Carlito, Presidente da Associação, e de Dona Fátima Nascimento, Coordenadora, é a tomada de atitude e consciência perante os direitos que lhes asseguram na sociedade.
MANUTENÇÃO
Por ser uma associação sem fins lucrativos, todas as ações realizadas contam com a colaboração de parceiros e voluntários que fazem doações diversas para a manutenção da casa de apoio.
No dia 25 de novembro, alguns dos associados deficientes visuais foram às ruas da cidade de Ubajara para fazer a campanha Sua Nota tem Valor, cuja finalidade é adquirir recursos para a Associação via notas e cupons fiscais no comércio.
A equipe coordenada pelo Presidente Senhor Carlito e pela Coordenadora Dona Fátima Nascimento, também faz projetos que são submetidos à empresas e outras instituições, com a finalidade de firmar parcerias que ajudem no trabalho com os usuários e na manutenção da casa.
Atualmente, além de outras necessidades, a Associação Morcegos em Ação, está na luta para terminar a construção de mais outros cômodos, quartos e banheiros, para melhor acolher.
Via mutirão, conseguiram a construção de uma escola preparatória, um espaço onde realizam diversas atividades com os deficientes visuais e crianças também da comunidade.
É nesse espaço onde são guardados os materiais didáticos e pedagógicos utilizados nas oficinas, como as de braile e tantas outras que acontecem ali.
ATIVIDADES
A Associação Morcegos em Ação além de realizar atividades de cunho formativo, trabalha também a convivência e os afetos. A relação estabelecida entre eles ultrapassa os limites formais da instituição, penetrando também o campo afetivo.
Dentre tantas outras atividade de formação já realizadas anteriormente, nos dias 26, 27 e 28 de novembro de 2021, foi realizada a oficina de Braille ministrada pelo Professor Fábio Pinheiro, deficiente visual, acadêmico do quarto semestre de Bilbioteconomia na Universidade Federal do Ceará, campus Fortaleza.
A oficina contou também com a participação de pessoas da comunidade, além de professores da rede pública que trabalham com crianças com deficiência visual. O momento foi importante tanto para o aprendizado, como para a reflexão sobre as condições dessas pessoas, gerando ainda mais empatia e respeito.
Atualmente, alguns dos associados, com deficiência visual, estão participando de um curso de fotografia pelo Laboratório Criativo de Fotografia que se encerrará em dezembro.
Os gestores da Associação organizam passeios e momentos de lazer com os associados, intuindo e estimulando suas experiências com outros espaços e pessoas, corroborando com o lema da casa, de lhes dar independência, motivação e novas possibilidades de se relacionar socialmente.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES PARA DEZEMBRO
Dia 11. Lazer pousada da Neblina.
Dia 16. Encerramento do Curso de Fotografia IFCE. Acolhida dos Associados.
Dia 17. Mobilidade na praia.
Dia 18. Confraternização na Associação.
Dia 19. Encerramento das atividades do ano 2021 – Caminhada de Acessibilidade Lei 13 146/2015 Artigo 53 ao 57.
Dia 20. Volta pra casa
Obs: entrega de certificados e honra ao mérito.
CAMPANHA SUA NOTA TEM VALOR
A Associação Morcegos em Ação está cadastrada no Programa Sua Nota Tem Valor da SEFAZ.
Para ajudar a Associação, é necessário baixar o aplicativo Sua Nota Tem Valor no PlayStore, preencher todos os dados e escolher a instituição Associação Bats In Action Morcegos em Ação.
Durante o mês de dezembro, você pode colaborar na hora das compras dizendo seu CPF no momento do pagamento. Caso a Associação seja sorteada, ganha tanto a Associação, quanto a pessoa que contribuiu. Para novembro, a geração de bilhetes vai até 14/12/2021, com sorteio dia 15/12/2121.
Já para dezembro, a geração de bilhetes vai até dia 18/01/2022, com sorteio dia 19/01/2022.
A sociedade precisa ter sensibilidade para a notoriedade e o respeito que se deve ter com as pessoas com deficiência visual. Diante de uma sociedade altamente capacitista, os associados da Morcegos em Ação mostram que são capazes de realizar diversas atividades que as pessoas ditas “normais” acreditam que eles não podem executar, fechando os olhos para seus potenciais, gerando invisibilidade, apagamento de suas existências e negando-lhes seus direitos.
REDES SOCIAIS
Instagram: @morcegosem
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas