Segundo estudo científico desenvolvido pelo Instituto D’or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e Universidade Federal do ABC (UFABC), em parceria com a Associação Viva e Deixe Viver, foi constatado que a contação de histórias é capaz de trazer benefícios fisiológicos e emocionais para crianças hospitalizadas. Ela diminui o cortisol, hormônio do estresse, e aumenta a produção de ocitocina, conhecida como hormônio do amor devido ao seu papel para a melhora do humor, da interação social, diminuição da ansiedade e aumento da ligação entre parceiros.
O trabalho dos voluntários da Associação Viva leva ludicidade e um toque humanizador especial a diversas entidades e hospitais. Alguns locais atendidos são Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), Hospital Infantil Maria Lucinda, Hospital Pediátrico Helena Moura, Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), Instituto de Medicina Integral Professor Fernando FIgueira (IMIP) e Instituto do Fígado e Transplantes de Pernambuco (IFP).
“Durante a contação de histórias, acontece algo que chamamos de ‘transporte da narrativa’, ou seja, a criança, por meio da fantasia, pode experimentar sensações e pensamentos que a transportam, momentaneamente, para outro mundo, outro lugar. A situação é muito diferente do quarto do hospital e, portanto, longe das condições adversas de uma internação”, diz Guilherme Brockington, primeiro autor do estudo.
A descoberta do efeitos da contação de histórias foi publicada no Proceedings of the National Academy of Sciences, periódico científico da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos. O estudo foi liderado pelos pesquisadores Dr. Guilherme Brockington, da UFABC e pesquisador associado do IDOR, e Dr. Jorge Moll Neto, do IDOR.
“Através da Viva, passei a ver o mundo com novas lentes (multifocais, por sinal) e ganhei inúmeros aprendizados, que uso continuamente na minha vida pessoal e profissional”, relata Ana Inês Pina, voluntária no Hospital Maria Lucinda desde 2011.
A Associação VIVA
A Associação Viva e Deixe Viver nasceu com o objetivo de oferecer leitura para crianças e adolescentes e estimular a ter prazer pelos livros.
Fundada em 1997, é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que conta com o apoio de voluntários que se dedicam a contar histórias para crianças e adolescentes hospitalizados. O objetivo é transformar a internação hospitalar num momento mais alegre, agradável e terapêutico. Isso contribui para a humanização da saúde, causa da entidade.
Benefícios da contação de histórias:
● Estreita os laços de afeto com seus familiares e educadores.
● Estimula a criatividade e a imaginação.
● Desperta o hábito da leitura.
● Amplia seu vocabulário e repertório visual.
● Desenvolvimento cognitivo e emocional.
● Momentos de lazer e diversão.
● Gera memória afetiva.
● Produz conhecimento.
Neste último triênio, a Viva desenvolveu o espaço Viva Eduque, no qual é disponibilizado o conhecimento desses 25 anos para a formação do cidadão interessado na arte de contar histórias e o brincar, seja voluntário ou profissional da saúde e educação. Também está aberta para outros profissionais que desejam aprimorar a gestão do trabalho voluntário e a melhoria das comunicações.
Contação aliada ao tratamento
“A contação é uma atividade que pode ser praticada de forma igualmente benéfica por pais e educadores, dando espaço para as crianças participarem da escolha e da interação com a história. Além da redução de ansiedade e estresse, a atividade possibilita estreitar laços entre a criança, o narrador e as outras pessoas presentes na prática”, comenta Valdir Cimino, um dos voluntários.
A iniciativa transforma a vida de crianças, adolescentes, familiares e profissionais da saúde, com abordagem afetiva e diferenciada na contação de histórias e atividades lúdicas para o encantamento das pessoas impactadas.
Esses encontros inesquecíveis não somente suavizam o processo de terapia, mas contribuem para fortalecer a leitura, a educação, a cultura e o brincar, favorecendo a recuperação da saúde e proporcionando bem-estar.
Esta matéria foi produzida com apoio do Edital Google News Initiative.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas