Até Neymar se engaja na campanha “Vidas Negras Importam”

Manifestação domingo em frente ao Palácio Guanabara - Foto Pedro Linger/ANF

O jogador Neymar, 28, publicou no no Instagram nesta terça-feira, 2, uma imagem toda preta, com a legenda “Black Lives Matter” (“Vidas Negras Importam”), uma das formas de protesto contra casos de racismo nos Estados Unidos, no Brasil e em todo o mundo. Celebridades como Ludmilla, Gabi Martins, Rafael Zulu, Leo Santana e Thiaguinho comentaram na publicação do jogador, em apoio. O posicionamento do jogador foi cobrado por Felipe Neto.

Os manifestos antirracistas começaram pacíficos depois que George Floyd morreu sufocado por um policial branco, que ajoelhou sobre o pescoço dele, no chão, em Minneapolis, nos Estados Unidos. As manifestações se alastraram e inúmeros embates entre policiais e manifestantes passaram a ser registrados em pelo menos 40 cidades americanas que decretaram toques de recolher.

No Brasil a onda de protestos chegou sob o olhar vigilante da Polícia Militar, apontada como responsável por mortes quase diárias de jovens e adultos negros em favelas e periferias das grandes cidades do país. Domingo passado, 31 de maio, houve manifestação em frente à sede do governo do estado do Rio de Janeiro, que terminou com nova demonstração de força da polícia.

A história de Neymar com movimentos sociais no Brasil é quase nula, ele não é sensível às demandas de maneira geral, aqui ou no mundo. Não deu uma palavra sobre a pandemia do coronavírus e só ajudou financeiramente numa vaquinha com outros atletas milionários que fizeram uma doação quase simbólica, em comparação com seus ganhos. Quando ainda jogava no Santos, em entrevista a Sonia Racy, do Estadão, Neymar foi perguntado se já havia sofrido racismo e respondeu que não e concluiu: “Eu não sou preto”.