Organização de Corpos Visíveis promove ato contra a censura do “Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu”

A peça “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu”, protagonizada por uma mulher trans no papel de Jesus, devia estrear no Rio na Arena Carioca Fernando Torres neste fim de semana e fazia parte da programação da Mostra de multilinguagens – Corpos Visíveis que acontecerá no Parque Madureira, propondo um olhar artístico e provocativo sobre questões LGBTQI+.

Os produtores do evento afirmam ter recebido o aval da secretaria de cultura para o uso do espaço, depois de diversas visitas técnicas no local. No entanto, souberam pela imprensa, na segunda-feira, cinco dias antes do evento, sobre o cancelamento da apresentação.

Em vídeo publicado na internet, o prefeito Marcelo Crivella reforça essa informação, afirmando que a obra nunca foi programada, pois a “Arena está fechada” e que “na [sua] administração, nenhum espetáculo, nenhuma exposição vai ofender a religião das pessoas”.

No dia 5 de junho, organizadores do evento e militantes LGBTQI+ invadiram e interromperam a Conferência Municipal de Cultura, no Centro Cultural João Nogueira – Imperator (Meier), exigindo um posicionamento dos participantes sobre o caso. No final da sessão, foi lida e aprovada uma nota de repúdio à censura.

Uma reunião representantes da Secretaria para garantir a realização do evento foi programada para hoje.

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=0vve1VWGPPY[/embedyt]