O dia 01 de Dezembro é o Dia Internacional de Luta Contra a AIDS, epidemia que em 2021 completa 40 anos de existência e efeitos avassaladores.
A Assembleia Mundial de Saúde, com o apoio da ONU (Organização das Nações Unidas), foi quem oficializou o 1º de dezembro como o Dia Mundial de Luta contra a Aids.
Apesar disto, a sociedade vive avanços na tecnologia do tratamento antirretroviral, onde pessoas que foram infectadas com o Vírus HIV ficam com carga viral indetectável, por consequência não transmitem mais o vírus e não desenvolvem a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (AIDS).
É possível viver com HIV e ter uma vida plena após a adesão ao tratamento de forma adequada, contínua e completa.
Mas a luta contra a Aids, também está na esfera simbólica e o estigma ainda é responsável pelo preconceito, que tem seu próprio sistema de desinformação e a discriminação, que valida ações empreitadas contra pessoas vivendo com HIV/AIDS, sendo necessária a implantação de Leis que defendam estes corpos.
A pandemia da Covid-19, deixou o cenário para estas pessoas ainda mais nebuloso, já que enfrentam dificuldades crônicas, que envolvem o atendimento no serviço público de saúde.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas