Crédito: Reprodução

Ator Mário Frias é o quinto nome para secretaria de cultura em 17 meses de governo

Em edição extra desta sexta, 19, o Diário Oficial da União, trazia a nomeação do Ator Mario Frias como novo secretario especial da Cultura, a escolha foi do presidente da república após a saída da atriz Regina Duarte.

Segundo informações, o ator que é o quinto secretário de Cultura do governo, tinha se reunido com o presidente há um mês, quando surgiu o convite que foi aceito pelo ator.

Em 17 meses, a Secretaria de Cultura já foi ocupada por Regina Duarte, Roberto Alvim, Ricardo Braga, Henrique Pires. A pasta é vinculada ao Ministério do Turismo e herdou a estrutura do Ministério da Cultura, extinto por Bolsonaro.

Cabe à Secretaria de Cultura lidar com temas como economia criativa, direitos autorais, preservação do patrimônio histórico e democratização do acesso a teatros e museus. Sete entidades fazem parte da pasta.

Agência Nacional do Cinema (Ancine), responsável por fomento, regulação e fiscalização do mercado audiovisual; museus federais e pela política nacional do setor Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), responsável pela gestão do patrimônio cultural brasileiro; Biblioteca Nacional, responsável por “coletar, registrar, salvaguardar e dar acesso à produção intelectual brasileira”; =Fundação Casa de Rui Barbosa, criada para divulgar a vida e a obra do jurista – um dos principais intelectuais da história do Brasil;Fundação Nacional de Artes (Funarte), criada para promover e incentivar o desenvolvimento e a difusão das artes no país; Fundação Cultural Palmares, voltada à promoção e à preservação da influência negra na formação da sociedade brasileira