Nesta sexta (17), às 11h, integrantes de diversos veículos de comunicação e profissionais ligados à área participarão da da Audiência Pública no canal da ALERJ, que vai tratar do tema do Fomento para Mídias Comunitárias.
O foco é o tema do Fomento das Mídias Comunitárias, baseado num PL já aprovado em 2014, mas nunca implementado de fato, e outros três PLs que ainda estão em tramitação, que ampliam o escopo do PL anterior.
Certamente depois da Audiência, podemos pensar numa matéria melhor, sobre o que aconheceu na Audiência.
Orlando Guilhon, presidente do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, deu uma declaração a respeito da importância deste encontro:
“As diversas mídias comunitárias e populares, como rádios, tv’s, jornais impressos, portais e blogs, trabalham com muita dificuldade para dar voz e vez aos moradores das favelas e periferias. O Poder Público precisa fazer a sua parte, ajudando no fomento a essas mídias. O Direito à Comunicação é parte da Declaração Universal dos Direitos Humanos, está no seu Art.19.
Esta Audiência Pública é uma oportunidade de pressionar para que os Poderes Públicos do nosso Estado cumpram com sua obrigação. Temos um PL aprovado desde 2014 que garante 1% das verbas públicas em publicidade oficial para rádios e tv’s comunitárias, e isso nunca foi cumprido.”
André Fernandes, Fundador da Agência de Notícias das Favelas, é presença confirmada no evento e irá contribuir com sua fala sobre as mídias comunitárias e suas maiores necessidades, que ainda não estão sendo atendidas.
Profissionais da área convidam a todos que defendem a Democratização da Comunicação e o fortalecimento das mídias comunitárias, populares e independentes, a estarem presentes neste encontro e pressionarem pela garantia de seus direitos.