O decreto que estava em em vigor desde o início do mês sobre suspensão de aulas, eventos e transportes municipais na Bahia e terminaria no próximo domingo, 12, teve validade prorrogada até o final deste mês. A decisão foi confirmada no Diário Oficial de hoje, 11, e se insere no esforço do governo estadual de conter o avanço da pandemia.
A decisão mantém suspensas as aulas nas escolas das redes pública e privada, assim como nas faculdades, proíbe qualquer tipo de evento para evitar aglomerações de pessoas, seja este religioso, shows, feiras, teatro, eventos científicos, passeatas, aulas em academias de dança e ginástica, funcionamento de zoológicos, museus. As medidas são válidas para todos os 417 municípios do estado.
O transporte intermunicipal está suspenso em 391 cidades, com a proibição fica vetada entradas e saídas de transporte público ou privado, serviços de transporte alternativo, sendo possível apenas o deslocamento entre as cidades em caso de emergência, devidamente justificada.
Os jogos de futebol profissional também estão suspensos mesmo sem a presença de torcida, enquanto não for decidido um protocolo de segurança. Um dos maiores estádios do estado, a Arena Fonte Nova, está funcionando como Hospital de Campanha, com pacientes infectados pelo coronavírus em leitos de Unidade de Terapia Intensiva.
Outros estádios, tanto da capital quanto do interior, são avaliados para o retorno do campeonato estadual.