Metrô do Recife tem reajuste na taifa sem melhoria no sistema. Foto: Felipe Bernado / ANF.

[reportagem para o jornal A Voz da Favela de outubro de 2019]

Quem anda de metrô no Recife sequer imagina que esse transporte, que conecta cidades como Jaboatão, Camaragibe e Cabo foi planejado para atender parte da Região Metropolitana ao centro. Com uma malha ferroviária de 70 km e um fluxo de atendimento de 400 mil pessoas por dia, o metrô é um corredor fundamental para o transporte público da Grande Recife. Entretanto, o tamanho de sua importância parece não estar sendo considerada. Enquanto isso, os reajustes das passagens causam impacto na vida da população.

Metrô do Recife tem reajuste na taifa sem melhoria no sistema. Foto: Felipe Bernado / ANF.

Para a servidora pública Juliane Rodrigues, que utiliza o metrô todos os dias, o serviço tem sido de má qualidade. “Os problemas com o metrô são cotidianos. Quem, como eu, utiliza diariamente, convive com atrasos e superlotação’’, reclama. De acordo com ela, o metrô é fundamental para a mobilidade na cidade, mas vem passando por sérios problemas que prejudicam o serviço. “Considerando o trânsito do Recife e RMR nos horários de pico, o metrô é o meio de transporte público mais rápido, porém, vem sendo gradativamente sucateado, resultando em péssimas condições para os usuários’’, avalia.

Atualmente, o metrô, que já foi considerado um dos mais limpos do Brasil, se encontra em estado caótico. E de quem é a responsabilidade? De administração federal, o metrô está sob o comando da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), uma empresa pública vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional. A CBTU vem sofrendo com uma série de cortes no orçamento e alega não receber do Governo Federal repasse suficiente para manter o sistema funcionando em plenas condições. Por sua vez, o governo, após sucessivos cortes, parece querer resolver o problema do transporte por meio da privatização.

Enquanto isso, o sistema metroviário continua caótico e a passagem subindo. Em agosto passado, a passagem aumentou para R$ 3,00 (o valor anterior era R$ 2,60, representando um reajuste de 15%)*. A medida faz parte de um plano de aumento progressivo no valor da tarifa, em vigor desde maio deste ano, e chegará a R$ 4,00 em março de 2020. O aumento não vem acompanhado de uma melhoria no serviço e é mais um golpe no bolso da população, que já sofre com a precariedade do sistema.

Estação Recife do metrô. Foto: Felipe Bernado / ANF.

No cenário atual, com a economia em crise e milhares de desempregados, o aumento tem impacto direto no bolso dos trabalhadores e trabalhadoras que moram em áreas periféricas do Recife e RMR. Pagar R$ 8,00 de passagem de ida e volta significa deixar de fazer muitas coisas, além de restringir o direito de ir e vir das pessoas. Um valor que poderia ser gasto no mercadinho ou na padaria do bairro.

 

*Atualização em 04/11/2019: Em novembro, a tarifa foi para R$ 3,40.