A partir de hoje, 08/05, os pacientes do Hospital Espanhol, em Salvador, que estão em tratamento para o novo coronavírus, vão poder ser visitados por familiares e amigos. As visitas serão em formato virtual, mas acredita-se que essa iniciativa tende a diminuir a solidão dos internados.
Os primeiros testes já foram iniciados através de diálogos via aplicativos e as respostas têm sido positivas quanto à reação dos pacientes. As “visitas” são rápidas, mas de suma importância, pois o humor e a autoestima melhoram significadamente.
Segundo informações da assessoria do hospital, a medida foi tomada devido ao quadro de surto apresentado por dois pacientes, por conta da solidão que o distanciamento tem provocado, já que por orientação das autoridades de saúde não é permitido que parentes permaneçam com os pacientes no hospital.
Para o coordenador de tecnologia e informação do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde, Jânio Ribeiro “é algo que nos orgulha, poder possibilitar esse tipo de comunicação que diminui a sensação de solidão de quem está lutando no leito de hospital”. O instituto é responsável pelo gerenciamento do Hospital Espanhol.