Está aberta a inscrição, gratuitamente, para o edital da 8ª edição da Residência Artística para Escritores no Instituto Sacatar. Nesta edição, além da novidade de que serão selecionadas cinco propostas especificamente de artistas da palavra residentes na Bahia, haverá reserva de 30% das vagas para cotas raciais. A inscrição pode ser feita até a 31 de julho de 2022.
A residência acontecerá o período de 24 de outubro a 19 de dezembro de 2022 no Instituto Sacatar, localizado na ilha de Itaparica- Bahia.
Os projetos inscritos devem ser da área literária, com foco na literatura ou com a transversalidade entre a literatura e outras linguagens artísticas, como música, teatro, artes visuais, circo, dança e audiovisual.
Durante o período de residência, escritores selecionados terão acesso a uma suíte individual (quarto e banheiro) e um estúdio separado, ambos na sede do Instituto, além de todas as refeições. Caberá às pessoas selecionadas arcar com as demais despesas, como gastos pessoais, transporte local e todo o seu material de trabalho.
Em 2022, a Residência Artística receberá um maior investimento, garantindo a permanência de cinco artistas da palavra, que de maneira inédita, vão receber uma bolsa prêmio de criação literária no valor de R$6.000,00 (seis mil reais), cada. Ao final do projeto, os escritores deverão apresentar um memorial poético do processo, um texto literário desenvolvido durante o período de residência artística, e realizar uma atividade complementar obrigatória, que deverá ser disponibilizada de forma gratuita ao término da residência.
A residência acontece através de parceria entre o Instituto Sacatar e a Funceb, através de sua coordenação de Literatura/Dirart, e visa incentivar a qualificação de artistas da palavra residentes na Bahia, estimular a criação e produção literária baiana, além de promover a interação entre artistas residentes no instituto.
Inscrições
Para se inscrever as pessoas interessadas deverão preencher integralmente o formulário Residência Artística . A atividade complementar obrigatória deverá constar já no ato de inscrição, e pode ser: oficina, curso, conferência, mostra do trabalho desenvolvido ou qualquer outra atividade com foco na literatura e ligada à experiência do artista durante a residência no Instituto Sacatar. Na inscrição também deverá ser enviada uma carta de intenção, explicando o interesse e a relação do projeto com a residência artística no Sacatar.
Proponentes que optarem pela cota racial deverão apresentar, em campo específico do formulário de inscrição, a autodeclaração racial (anexo II), fotografia colorida tirada especificamente para o edital, além de autorizar a divulgação da fotografia em banco público de imagens para fins de controle da veracidade de autodeclaração racial. O resultado da seleção será divulgado em até 30 dias após o final das inscrições.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Foi aprovada pela Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (17), a regulamentação da Reforma Tributária apresentada pelo Governo Federal. Após décadas de discussão, o Brasil...