O Sarau “Cachoeira de Poesias”, organizado por Acely Araújo e Valdeck Almeida de Jesus, vai acontecer no espaço da Fundação Hansen Bahia, entre os dias 22 e 23 de abril às 19:00hs.
O evento faz parte da programação cultural do Finisterra Brasil Film Art & Tourism Festival afrobarroco, em Cachoeira de 20 a 24.
O sarau inclui exposição e lançamento de livros dentre outros movimentos artísticos.
Depoimentos de alguns artistas
Para Anajara Tavares será um prazer participar de mais uma atividade “onde posso ser mulher/palavra/corpo!” E complementa: “A poesia manifesta e em festa que se juntará a tantas outras vozes e corpos tão conhecidos por nós”.
A pandemia deu um freio nos encontros presenciais. Sobre o retorno das atividades, Anajara confessa estar muito feliz em participar do sarau, pois “será uma ótima oportunidade de voltar a sentir o calor das atividades presenciais e poder mostrar e apreciar as diversas faces das artes pretas produzidas neste país chamado Bahia (risos).”
Anajara Tavares é natural de Salvador/BA, mãe de Flor de Lis, graduada em fonoaudiologia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Consultora de amamentação e facilitadores de colo. Escritora, poeta, sacoleira, residente do sarau BemBlack.
Uma africana em diáspora, atenta e em movimento. Inicia publicações em redes sociais em 2016 e de forma impressa em coletânea poética desde de 2017 e no livro solo “Unguento” (editora Segundo Selo, 2022).
Raimundo Moura
Poeta, ator, dramaturgo e produtor, Raimundo Moura também é Pós-graduado em Arte Educação, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Professor de Teatro também formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA.
“Participar do Sarau Cachoeira de Poesias é uma oportunidade única de conviver com os (as) melhores e mais atuantes poetas que existem na Bahia. Um momento único de confraternização e resistência poética”.
Atualmente participa da Cia. Gente de Teatro da Bahia, já tendo atuado em diversos espetáculos teatral (25 ao todo) a exemplo de “As Feministas de Muzenza”, “A Comida de Nzinga” da Cia Axé XVIII, “Gusmão, o anjo negro e sua legião – Cia de Teatro da UFBA – 2018”, dentre outros, atuou no longa metragem “Café com canela”, dirigido por Ary Rosa e Glenda Nicacio, na Web Serie “Punho Negro”, serie “Pequeno Gigante”, do longa metragem “Na rédea curta”, dentre outros, além de ser produtor, idealizador e realizador da Mostra Negra de Artes Cênicas.
Coordena e leciona no Cine Theatro Cachoeirano, em parceria com o Núcleo de Extensão da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) e Arte Educador no Projeto Libertar pela Arte no Bairro de Alagados – Salvador/Bahia, além de idealizador e coordenador do Coletivo Lítero Teatral Resistiremos.
Fabrícia de Jesus
Mulher preta, do subúrbio ferroviário de Salvador, mãe, poeta, abiã, Conselheira de Política Cultural de Salvador, cria do Companhia de artes É ao Quadrado, membro do Sarau do Cabrito. Assiste Social, especialista em Saúde Mental.
Nas palavras de Fabrícia de Jesus, “participar de um evento multicultural, versando, nos faz compreender que a natureza da arte é sentir. O festival por ser sensível a isso, só pode ser grandioso!”. É a força da representatividade e o protagonismo de artistas da palavra fortalecendo laços históricos entre Salvador e Cachoeira.
Confira lista dos Poetas participantes
Adriano Pereira, Alessandra Sampaio, Anajara Tavares, Bárbara Uila, Camillo César Alvarenga, Carol do Coco, Daniel Lira, Fábio Haendel, Fabrícia de Jesus, João Vanderlei de Moraes Filho, Joana Flores, Joceval Santiago, Magno Estevam, Marcos Peixe, Melira Ellen Mascarenhas, Pedro Cézar, Raimundo Moura, Sandro Sussuarana e Valdeck Almeida de Jesus.
FINISTERRA
O município de Cachoeira, localizado no Recôncavo Baiano, será mais uma vez palco importante atividade cultural e turística, o Festival Internacional de Cinema: FINISTERRA FILM ART & TOURISM Brasil Afrobarroco que será realizado através da Fundação Hansen Bahia (FHB) em parceria com a Santa Casa de Misericórdia.
O evento de natureza audiovisual e cinematográfica, contará com a efetiva participação dos municípios do Recôncavo e de cidades da Bahia como São Félix, Itaparica, Cairu, Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Muritiba, Valença e Saubara.
O festival será realizado entre os dias 20 e 24 de abril deste ano e terá sua décima edição em Portugal no mês de outubro. No Brasil, a 1ª mostra aconteceu em Porto Seguro.
O evento tem caráter multicultural e objetiva, sobretudo, inserir o Recôncavo e outras cidades baianas no roteiro internacional para produções cinematográficas e audiovisuais, fortalecer a economia da cultura e o desenvolvimento do turismo no Estado, além de promover o intercâmbio Bahia x Brasil x Mundo justamente durante as comemorações da Independência do Brasil (Bicentenário).
O Festival Internacional de Cinema: Finisterra Brasil Film Art & Tourism Festival contará com a presença de diversos profissionais especializados nos segmentos de cinema e turismo de países como Grécia, Estados Unidos e Portugal
O evento conta com a parceria da Rádio Educadora FM (107,5), da TVE Bahia, da Rádio Paraguassu FM 102.7 e demais emissoras locais para a divulgação e cobertura.
O Finisterra está sendo patrocinado pelo Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Turismo (SETUR) e da Bahiagás. Conta ainda com os apoios das secretarias estaduais de Cultura (SECULT); Comunicação (Secom); do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) – por meio da Fábrica Cultural e do Artesanato da Bahia; da Secretaria de Educação (SEC); além dos apoios das Prefeituras Municipais de Cachoeira e cidades supracitadas e da Câmara Municipal de Vereadores de Cachoeira.
Vale salientar que todo o Festival seguirá as normas e os protocolos sanitários vigentes na ocasião, tanto nacionais quanto internacionais, de segurança contra a proliferação da COVID-19.
Ficha Técnica
A Coordenação Executiva do Festival FINISTERRA FILM ART & TOURISM Brasil Afrobarroco é composta pelo cineasta português e diretor da Arrábida Film Comission – Carlos Sargedas; pelo provedor da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira e cineclubista – Lu Cachoeira; pelo Consultor Turístico/Cultural – Davi Rodrigues, pela Diretora da Fundação Hansen Bahia (FHB) – a jornalista Vanessa Dantas; o Coordenador Executivo da FHB – museólogo Jomar Lima; a Assessora de Comunicação – Liz Senna e o cineclubista – Juca Fonseca.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas