Completados seis meses da pandemia do coronavírus, Novo Horizonte, no Sudoeste da Bahia, região da Chapada Diamantina, é o único dos 417 municípios do estado que não registrou nenhum caso da Covid-19, até esta segunda-feira, 7, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado.
Novo Horizonte tem 12 mil 500 habitantes e fica a 560 km de Salvador. “Há seis meses, fazemos rigorosamente uma barreira sanitária com a desinfecção de todos os produtos que chegam à nossa cidade, além da higienização dos locais com maior concentração de pessoas”, informou o prefeito Djalma Abreu dos Anjos.
A cidade não tem estrutura de saúde equipada para atendimento de pacientes com o novo coronavírus, mas apenas algumas unidades básicas de saúde. Caso precise de algum atendimento especifico, o paciente deve ser transferido para o hospital especializado em Seabra, a 100 km de distância. O hospital mais perto fica a 25 km da cidade, e não está equipado para atender pessoas com a Covid-19.
Novo Horizonte continua com as medidas restritivas em vigor, além de manter o controle na entrada da cidade para controlar o fluxo de pessoas que moram e cheguem de outros locais. Segundo a secretaria de saúde do município, a população tem contribuído na prevenção, respeitando as medidas orientadas pela prefeitura e profissionais de saúde.
“A gente consegue, sim. Mas, como é de conhecimento de todos, não é 100%, sempre tem um e outro que não seguem as orientações. Mas a gente tem uma população que tem nos ajudado bastante, o telefone de um agente de saúde toca”, explicou Aílton Alexandre do Nascimento, secretário de saúde.
De acordo com a secretaria estadual de saúde o número de casos de Covid-19 confirmados no estado é de 271.963, e o de mortes, 5.693. Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100 mil habitantes foram: Ibirataia (6.041,01), Almadina (5.893,12), Itabuna (5.188,46), Dário Meira (4.95,98) e Salinas da Margarida (4.793,52).
Ainda segundo a secretaria do estado, a Bahia tem 2.667 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS), exclusivos para o novo coronavírus na Bahia, desse total 1150 estão ocupados, o que representa uma taxa de ocupação de 43%. Já dos 1.171 leitos de UTI (adulto) disponíveis no estado, 571 estão ocupados, representando 49% na taxa de ocupação.