Foi anunciado nesta segunda-feira, 7, pelo Governo da Bahia, a reabertura de 170 leitos de UTI para pacientes da Covid-19 que haviam sido desativados temporariamente em Salvador, Feira de Santana, Porto Seguro e Juazeiro. Dos 170 leitos, 50 já foram reabertos.
Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), em Salvador, os leitos serão abertos nos hospitais Espanhol (80), Ernesto Simões (30) e Couto Maia (20), em Porto Seguro (10), Juazeiro (10) e Feira de Santana (20).
De acordo a Sesab, será ampliada a testagem e instituído protocolos de segurança para o verão em todo o estado.
“Ao longo das últimas semanas tem sido possível notar o aumento consistente no número de casos novos da Covid-19 no território estadual, com a consequente elevação nas taxas de ocupação hospitalar para além do considerado seguro”, explica Fábio Vilas-Boas, secretário da Saúde do Estado da Bahia.
Dentre as recomendações, fica proibido a realização de shows e música ao vivo, a restrição ao acesso de ônibus de turismo às praias, a delimitação dos espaços públicos ocupados por bares e restaurantes e o estímulo para ocupação de áreas ao ar livre, em detrimento de salões fechados.
Leia mais: Salvador tem alta na ocupação dos leitos e pode adiar Fase 2 da flexibilização
Sem leitos de UTI disponíveis, Feira de Santana volta a fechar comércio