Em visita ao Rio, o dançarino Edi Roque escolheu coreografar bailarinas do Complexo do Alemão, todas alunas do Projeto Vidançar e levar a arte das favelas para a Europa. Coreógrafo e professor de dança na França, Roque já dançou em Nova York, no Canadá, em diversos países europeus.
No domingo, dia 21, Roque volta à França e vai levar na mala um vídeo com as bailarinas do Vidançar, em uma coreografia inédita, ao som de “Aquele abraço”, de Gilberto Gil e como cenário a escadaria da Penha, de onde se vê todo o Complexo do Alemão.
“Sou um dançarino preto, nascido no subúrbio carioca e sei o quanto é difícil alguém como eu ser reconhecido. A ideia de levar esse vídeo com uma belíssima apresentação destas bailarinas pretas, moradoras de uma favela, é mostrar o quanto de talento existe nessas comunidades e o quanto ainda precisamos apoiá-las para que elas dancem pelo mundo”, disse Edi Roque.
Vidançar
Vidançar é um grupo de dança que seleciona alunos com capacidade técnica e que desejam a profissionalização na dança.
O projeto já acontece há 10 anos na comunidade do Complexo do Alemão com aula de ballet clássico, inglês, reforço escolar e xadrez, e desde 2013 vem promovendo seleções internas e preparando esses alunos para grandes escolas de dança, onde as aulas acontecem aos sábados no Complexo do Alemão.
O projeto Vidançar vem estimulando e dando oportunidades para que esses alunos possam mostrar seu talento e alcançarem seus sonhos. A iniciativa vem dando certo e hoje já soma doze alunos aprovados para o Theatro Municipal, cinco no Teatro Bolshoi, nove na Escola de dança Petite Danse e oito no Conservatório Brasileiro de dança.
O amor pela dança é marca registrada do grupo que se emociona com o sucesso dos seus alunos.
Gostou da Matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas