Crédito: William Oliveira @willxphots

O Projeto Viver Mais (@coletivomuvivermais_) atua com ações de empoderamento e acolhimento para mulheres em situação de vulnerabilidade social, e na última quarta-feria, 2, celebrou quatro anos de implantação. A comemoração aconteceu no auditório do Programa Avançar, da Santa Casa da Bahia, localizado no Bairro da Paz, em Salvador, onde o projeto tem participação direta. Além das mulheres que fazem parte do coletivo, representantes de instituições parceiras compareceram ao evento.

O evento teve como cerimonialistas a jornalista Quézia Silva e a produtora cultural Ariane Morais, moradoras da comunidade, e contou com apresentação do Coral Canto Para Viver, regido por Pavi Rocha. O coral é uma extensão do coletivo Viver Mais e reúne mulheres de diferentes gerações. As mulheres também se divertiram com as aulas de alongamento e fitdance, com os professores Júnior e Thiago Tozzi, respectivamente.

Criado em 2021 por Vanessa Rocha, assistente social e líder comunitária, o Projeto Viver Mais é um conjunto de ações voltadas para o empoderamento, acolhimento e qualidade de vida para mulheres em situação de vulnerabilidade social do Bairro da Paz. Atualmente mais de 100 mulheres estão inscritas no Projeto Viver Mais.

Além das aulas de aeróbica e fitdance, as mulheres também recebem assistência social e jurídica, participam de palestras sobre direitos sociais, grupos terapêuticos e oficinas socioeducativas.

Neste mês de abril até junho acontecem oficinas artesanais, onde as participantes aprendem a confeccionar peças a partir de materiais recicláveis, para obter renda. As aulas da oficina de reciclagem acontecem às quartas e quintas, das 9h às 11h. Já a oficina de artesanato serão realizadas todas as terças e sextas, das 9h às 11h. As aulas do Coletivo Viver Mais acontecem no Conselho de Moradores do Bairro da Paz, localizado na Rua Nossa Senhora da Paz e no Colégio Mestre Paulo dos Anjos.

Também iniciaram as gravações do documentário sobre a participação das mulheres na construção do Bairro da Paz, contando suas histórias de vida e suas relações com a comunidade. Este doc tem a produção da Agência de Notícias das Favelas, em parceria com o Conselho de Moradores e apoio financeiro do CFEMEA- Centro Feminista de Estudos e Assessoria.

Crédito das fotos:William Oliveira @willxphots