Bairros da periferia de Salvador lideram casos da Covid-19

Fazenda Grande, em Salvador - Reprodução
Brotas com 1.603 casos confirmados de Covid-19, Pernambués registrando 1.521, Fazenda Grande do Retiro com 1.147 e Itapuã com 1.141 são as primeiras posições da lista dos 10 bairros com maior número de casos em Salvador, segundo o boletim da saúde divulgado nesta quinta-feira, 23. O que esses bairros têm em comum é que estão distribuídos nas regiões periféricas da cidade, com alto índice de vulnerabilidade social.
Outros bairros da periferia da capital baiana estão próximos de alcançar a marca de mil casos da Covid-19, como é o caso de Liberdade, que tem até o momento 995 pessoas infectadas e Cabula, com 990. Todos estes bairros já passaram por medidas restritivas para tentar conter o avanço da pandemia. A Secretaria de Saúde municipal estuda junto à prefeitura estratégia para retomar com as medidas mais rígidas do distanciamento social e evitar aglomerações.
Alguns destes bairros, além de passar pelas regras inciais, tiveram prorrogação e foram obrigados a repetir em outro momento. Liberdade, por exemplo, teve as medidas aplicadas entre maio e junho e repetidas nessas últimas semanas de julho. Pelo cronograma oficial, terminariam hoje, mas já foi anunciada a prorrogação por mais sete dias.
Em Brotas, Pernambués, Fazenda Grande do Retiro e Cabula, as medias foram adotas em maio, junho e julho, sem prorrogação naquele período, e mesmo apresentando um crescente nos números ainda não foram anunciadas novas medidas para conter o avanço do vírus nesses locais.