Após as fortes chuvas que aconteceram nessa quinta-feira (08) em Salvador, moradores do Bairro da Paz ficaram ilhados e precisaram ser resgatados por equipes da Codesal, Corpo de Bombeiro e pelos próprios vizinhos que que se solidarizam com a situação.
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou uma ameaça da deslizamento na região do Subúrbio.
O editor da Agência de Notícias das Favelas, Paulo de Almeida fez um registro da rua Beira Rio próximo a obra da transposição do rio, local onde fica a Sede da ANF que foi completamente inundada.
As ruas ficaram alagadas e a situação é de extrema calamidade pública em todo bairro.
Segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal), até às 12h50, foram registradas 49 ocorrências, entre elas, oito imóveis alagados, 16 ameaças de deslizamento e três árvores ameaçadas de cair.
As fortes chuvas que caíram em Salvador no final da manhã e se prolongaram pela tarde desta quinta são resultado da ação mais intensa de uma frente fria que se encontra sobre o oceano Atlântico, segundo informações da Codesal.
Para os próximos dias, a previsão é de chuvas moderadas a fortes com riscos para alagamentos e deslizamentos de terra. Não se descarta a possibilidade de acumulados de chuva expressivos em alguns pontos da capital baiana.
Ocorreu alagamento em alguns locais como o bairro Bairro da Paz, Calçada, a região dos Mares e o Caminho de Areia, na Cidade Baixa, periferia de Salvador.
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou até às 11h desta quinta-feira (08), 28 ocorrências na capital baiana.
Foram dez ameaças de deslizamento, seis alagamentos de imóvel, seis avaliações de imóvel alagado, três ameaças de desabamento, duas árvores ameaçando cair e um deslizamento de terra.
A região com maior número de ocorrências foi Cajazeiras, com três ameaças de deslizamentos, três imóveis alagados para serem avaliados, uma ameaça de desabamento, um deslizamento de terra e mais um imóvel alagado.
Logo em seguida vem a região do subúrbio com sete ocorrências.
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que o tempo se mantenha nublado, instável e chuvoso até a segunda-feira (12).
A Codesal permanece com o plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.
Sede da ANF
A casa onde fica a sede da ANF está localizada em um dos bairros que foram fortemente atingidos pelas chuvas. O imóvel ficou completamente alagado, quase tudo foi perdido e ainda não se sabe se haverá alguma espécie de ressarcimento. Por isso, mais do que nunca, a Agência de Notícias das Favelas está precisando de ajuda.
Além de contribuição financeira, também estão aceitando móveis ou eletrodomésticos.
O endereço da sede em Salvador é Rua da União, nº 5, Bairro da Paz.
Dados para depósito:
Itaú
Ag: 0715
C/C: 57558-5
ANF – Agência de Notícias das Favelas
CNPJ: 08.157.020/0001-82
PIX: 08.157.020/0001-82 (CNPJ)
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas