Bambuzal tem trazido transtorno a população usuária do transporte público na comunidade em destaque, portanto, precisa ser podado com urgência.
Moradores e condutores de veículos cobram do poder público municipal da capital baiana a retirada dos galhos de bambus que se espalham pela ladeira da Santa Cruz (próximo ao Parque da Cidade), em Salvador, que podem provocar acidente.
“Galho de bambu na ladeira pega no para-brisa e na bandeira do ônibus. Acredito que quando chover a tendência é arriar o bambu, e com o peso da água da chuva pode agravar o problema.
Ao descer a ladeira dirigindo o ônibus, o bambuzal atrapalha a visão do condutor do veículo podendo causar acidente”, relatou o motorista de ônibus da linha Santa Cruz X Calçada Bonfim, Nailton Sousa, 56 anos.
É evidente a possibilidade de ocorrer acidente de trânsito na localidade, pelo fato do bambuzal atrapalhar a visão panorâmica do motorista ou até mesmo das pessoas que passam diariamente pela ladeira.
“Vejo possibilidade de acontecer acidente com pedestres pode ser que uma das galhas venha cair sob as pessoas. Há também risco de acidente com veículos que passam pelo local, por isso proponho a poda do bambuzal”, disse o morador do bairro, Roque de Jesus, 52 anos.
Neste sentido, há necessidade da Superintendência de Parques e Jardins, da Prefeitura de Salvador realizar a poda do bambuzal urgentemente.
Vale ressaltar que, “o bambu encontra-se presente em diversas partes do mundo.
O bambu é utilizado para diferentes finalidades, da produção de brotos comestíveis a execução de projetos inovadores em arquitetura e engenharia”, informação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Dessa forma, devemos preservar o bambu e o meio ambiente objetivando garantir o bem-estar de outras gerações futuras, essa atitude cidadã a natureza agradece.
“Embora o bambu pertença à natureza, nesse caso específico há necessidade de ser podado, porque pode causar acidente com condutores de motocicletas, automóveis e pedestres”, refletiu o mototaxista da localidade da Santa Cruz Wellington Barros, 27 anos.
Santa Cruz pertence ao aglomerado de bairros Nordeste de Amaralina, Vale das Pedrinhas e Chapada do Rio Vermelho que juntos somam cerca de 100 mil habitantes, em sua maioria de jovens negros com pouca opção de lazer. Além disso às politicas públicas governamentais são escassas nas localidades citadas.
Para fortalecer a solicitação de reparo do bambuzal localizado na ladeira da Santa Cruz, moradores, transeuntes e condutores de veículos devem registrar o pedido através do número 156 (Ouvidoria do Salvador Atende).