O Rio de Janeiro já é oficialmente a Cidade Olímpica. Neste domingo, dia 12 de agosto, durante a cerimônia de encerramento dos Jogos de Londres, o prefeito Eduardo Paes recebeu a bandeira olímpica das mãos do presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge. Foi o início da festa carioca que coloriu de verde e amarelo o Estádio Olímpico de Londres e iniciou a contagem regressiva para os Jogos de 2016.

Para o prefeito, a bandeira olímpica é a bandeira do renascimento do Rio de Janeiro. “A cidade passou muito tempo olhando para trás. Os Jogos Olímpicos representam a superação de desafios e de limites. E para o Rio, representam uma oportunidade de mudança, de transformação, para que a cidade se torne um lugar ainda melhor para seus moradores e visitantes”, disse Eduardo Paes.

Durante oito minutos da cerimônia de encerramento em Londres, o Rio de Janeiro mostrou ao mundo a alegria com que atletas e torcedores serão recebidos daqui a quatro anos. O gari Renato Sorriso, funcionário-símbolo da Comlurb, foi o anfitrião da festa, que teve muito samba e efeitos de luz que reproduziram o calçadão de Copacabana na arquibancada.

“Foi uma honra muito grande representar o Rio de Janeiro e o Brasil, receber a bandeira e ouvir o hino nacional. Queria todos os cariocas e brasileiros ali comigo. A bandeira olímpica representa a esperança, mas também traz responsabilidade e trabalho. É um voto de confiança que recebemos do mundo. Os Jogos são uma oportunidade de mostrar que somos capazes de realizar não apenas mudanças estruturais, mas também mudanças intangíveis na imagem do Brasil e na relação do carioca com a cidade”, disse Paes, lembrando que todos os principais projetos de infraestrutura para os Jogos Olímpicos de 2016 já estão em andamento. “Para nós, os Jogos Olímpicos começaram há quase três anos, quando o Rio foi escolhido como cidade sede”.

A bandeira olímpica ficará exposta no Palácio da Cidade até o término das obras do Pavilhão Olímpico, que está sendo construído ao lado do prédio da Prefeitura, na Cidade Nova. Antes, porém, será levada a Brasília, onde na terça-feira o prefeito Eduardo Paes se encontrará com a presidente Dilma Rousseff. Na quarta-feira, moradores das zonas Norte e Oeste terão a oportunidade de conhecer a bandeira. Em tour, ela passará pela Praça do Conhecimento de Nova Brasília, no Complexo do Alemão, e pela Praça do Canhão, em Realengo