No coração do bairro do Vale das Pedrinhas, periferia de Salvador, Bahia, Via Lucaia sentido Av. ACM, há mais de 15 anos o Basquete na Praça Mico Preto transcende as linhas da quadra, tornando-se um movimento que está unindo a comunidade e transformando vidas através do esporte e da cultura.
Carlos Bahia, Presidente do Projeto, Jhonatas e Giovani Viana, parceiro audiovisual, juntamente com mais de 100 participantes ativos, destacam-se como uma força vital na região. E não são apenas os jovens que se envolvem – muitos dos participantes são adultos, pais de família dedicados, que levam o esporte e os valores de trabalho em equipe para as crianças da comunidade.
Com o projeto do basquete no parque já foram beneficiadas mais de 5 mil crianças e jovens da comunidade, além do basquete, satisfação garantida pelos pais e mães de família que apoiam o projeto na comunidade, o público também participa de ações com elementos da cultura hip hop, com alguns participantes praticando rap e dança de rua.
Essa fusão de esporte e arte cria um ambiente vibrante e diversificado, onde todos podem encontrar uma forma de se expressar e se envolver, mas de 200 jovens já foram impactados pelo trabalho do Basquete na Praça
“Aqui, não se trata apenas de jogar basquete. É sobre construir uma comunidade forte, onde todos se apoiam e se incentivam”, afirma um dos participantes do projeto.
A quadra Mico Preto, palco das atividades do Basquete na Praça, se transforma em um espaço de inclusão e diversão todos os sábados à tarde. Enquanto alguns se concentram nos treinos de basquete, outros exploram sua criatividade através da dança de rua e da música hip hop, criando laços e fortalecendo a comunidade em cada passo e cada batida.
“É incrível ver como o esporte e a cultura podem se unir para criar algo tão poderoso. Estamos construindo mais do que apenas jogadores de basquete – estamos construindo cidadãos responsáveis e engajados em sua comunidade”, destaca Carlos Bahia, presidente do projeto.
Além do reconhecimento local, o Basquete na Praça Mico Preto também foi destaque em vários programas locais ampliando ainda mais sua visibilidade e impacto na comunidade.
Com a colaboração de todos os participantes, o Basquete na Praça Mico Preto continua a crescer e a impactar positivamente a vida das pessoas na região, praticando inclusão e diversidade. Seja através do esporte, da música ou da dança, cada um contribui para tornar o projeto uma verdadeira força de transformação na comunidade.
Legado de Superação: João Henrique
Do projeto Basquete na Praça Mico Preto emergiu João Henrique, que hoje está na Liga Nacional de Basquete, representando um legado de superação para o projeto.
João passou pelo Basquete na Praça e participou do projeto de basquete na Escola Estadual Teodoro Sampaio, destacando-se e sendo convocado para treinar em Florianópolis e Argentina, onde se destacou. Infelizmente, uma fratura em uma enterrada o obrigou a retornar ao Brasil. No entanto, ele se recuperou e integrou o time de basquete do Vitória, caminhando para a NBB (liga).
Sua trajetória é um legado de superação e inspiração para o projeto. Com apoio, poderíamos multiplicar histórias de sucesso como a de João e garantir que jovens de diferentes realidades alcancem seus objetivos e sonhos. A história de João nos convida a refletir sobre o potencial ilimitado de jovens talentos e a importância de investir em projetos sociais que transformam vidas através do esporte, crescimento pessoal e social dos jovens aumento da autoestima, disciplina e senso de responsabilidade.
Convite à Participação e Apoio:
Para se juntar ao Basquete na Praça Mico Preto ou apoiar suas atividades, basta comparecer à quadra aos sábados à tarde ou entrar em contato através das redes sociais do projeto. Instagram: @basquetenapraca
basquetenapracassa@gmail.com e-mail que tbm é o pix que ajuda o trabalho acontecer
Venha fazer parte dessa jornada de união, inclusão e transformação!