Crédito: Juan Marvin

Em Pernambuco, a Batalha da Escadaria é a realizadora do Duelo de MCs Estadual, que chega à etapa final neste sábado (02), das 15h às 19h30, na Livraria do Jardim, localizada na Av. Manoel Borba, nº 292, área central do Recife, com entrada gratuita. Essa disputa do calendário do hip hop do estado — vale a classificação de um MC pernambucano para o Nacional 2024. O duelo da última etapa terá participação de 16 MCs. Conheça o perfil da @batalhadaescadaria

A apresentação da classificatória é feita por Bettina, Luiz Carlos e Pr MC, em conjunto com os DJs Beto e Vlayck Beats, além da participação da poeta, escritora e vereadora Cida Pedrosa e do cantor/compositor/arte-educador Zé Brown, um dos pioneiros do rap pernambucano e líder da banda Faces do Subúrbio (PE).

Crédito: Juan Marvin

Ao todo, esta etapa final de rima reúne 16 MCs pernambucanos da cena hip hop. São eles: Vinícius ZN, Acuca, Menor Tedy, HZ, R. Prince (Ryan), Cabeleira, Hogue, Jason, Spineli, Rugal, Neto, EL Diablo, Professor, Kim, Samurai e Ötzi. Um deles vai representar o estado no Duelo de MC’s Nacional, marcado para os dias 16 e 17 de novembro deste ano, em Belo Horizonte/MG, capital de Minas Gerais.

“Em parceria com a cena hip hop local, a Batalha da Escadaria faz uma seleção ampla, inclusiva e democrática, a partir da realização da etapa estadual, e consequentemente coordena o processo seletivo do Duelo de MC’s Nacional. Tradicionalmente, a disputa nacional tem sido realizada com o apoio da Batalha da Escadaria”, ressalta o criador da Batalha da Escadaria, Luiz Carlos.

Luiz Carlos também destaca que a disputa é igualitária entre os MCs, cada um com sua rima, performance, improviso e particularidade. “Nas batalhas não existe isso de quem é o melhor, até porque tudo é decidido no momento, na improvisação…É freestyle, é hip hop”, reforça.

Crédito: Juan Marvin

As seletivas estaduais de Pernambuco ocorreram de maio a julho deste ano, ocupando cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR), Zona da Mata Norte, Agreste e Sertão, com os seguintes municípios envolvidos – Recife (Capital), Jaboatão dos Guararapes (RMR), Olinda (RMR), Paulista (RMR), Cabo de Santo Agostinho (RMR), Igarassu (RMR – Litoral Norte), Ipojuca (RMR), Goiana (Zona da Mata Norte), Timbaúba (Zona da Mata Norte), Caruaru (Agreste), Garanhuns (Agreste) e Arcoverde (Sertão).

Já o Duelo de MCs Nacional é uma celebração anual do hip hop brasileiro. Em 2024 é realizada a 12ª edição da história, com a contribuição da Batalha da Escadaria em todas as disputas até então.

Movimento tradicional da cultura hip hop pernambucana, a Batalha da Escadaria é Patrimônio Cultural do Recife (2023). Ela acontece no cruzamento da Rua do Hospício com a Avenida Conde da Boa Vista, no centro recifense, toda primeira e terceira sexta-feira de cada mês, a partir das 20h. Atualmente, é o duelo de hip hop mais antigo do Norte-Nordeste.

Crédito: Juan Marvin

Referência

A Batalha da Escadaria existe desde 2008, sob a produção do arte-educador pernambucano Luiz Carlos Ferrer e atuação de rimadores e rimadoras. De maneira independente e orgânica, a Batalha da Escadaria mantém viva a cena urbana e periférica, englobando e fomentando toda a arte comunitária, como rap, breaking, grafite, rima, skate, poesia e ritmo.

Ao longo dos anos, a Batalha da Escadaria tem formado jovens talentos, entre MCs, rappers, mulheres e homens da Região Metropolitana do Recife e do interior do estado. Até hoje, integrantes, amizades e amantes da cultura hip hop fazem acontecer o movimento artístico-cultural de rua.