Na favela Para Pedro, localizada em Colégio na Zona Norte do Rio, moradores se aglomeram para assistir mcs e poetas que expõem as dores vivenciadas no cotidiano das favelas. Com ouvidos atentos às rimas e versos, as pessoas sentem uma explosão de sentimentos que as deixam com os olhos lacrimejando.
A batalha do Para Paz iniciou-se em 2017 com a ideia de levar a essência do Rap para a favela, com reflexões sobre essa realidade, apresentada através das batalhas de Mcs, do slam de poesia, do graffiti, contando com a participação de diversos artistas da área. O evento que já acontece há um ano, consegue trazer impacto a vida de muitos, os organizadores reconhecem a fluidez no exercício da escrita e até da rima de improviso por parte dos jovens que não tinham interesse pelo Rap.
“Somos resistência, lembro de um dia de chuva sem equipamentos, e mesmo assim a batalha de Rap aconteceu e marcou demais à todos nós.” diz Victor Tavares
O movimento vem resistindo, porém enfrentam dificuldades com a cessão de espaço, o aluguel de som, as premiações, etc., e por vezes, o grupo de amigos tira recursos do próprio bolso para que o evento aconteça. O que antes era apenas um encontro, no famoso bar do Jorginho, próximo a associação de moradores, hoje, é um grande evento que precisa de recursos para continuar dando voz a favela.
“O evento tem um volume grande de crianças, essa é a nossa maior motivação, mostrar um caminho diferente, no campo das ideias, hoje sou eu, amanhã serão eles.” Victor tavares
Formado por moradores da própria comunidade, a equipe de produção Fael Tujaviu, Ana Paula Roca, Tita Sossa, Ldolla, Victor Tavares, Joe Processi, e DV lutam para que o evento aconteça todas as quintas até o dia 13 de dezembro, e volte com força total em 2019 a cada 15 dias.
Serviço:
Batalha do “Para Paz”
Todas as quintas a partir das 20:00
Local: Favela do Para Pedro / Colégio
A favela é uma potência e a batalha do Para Paz resistência, assistam o vídeo do Victor Tavares que está presente nesse evento e vá, conheça e se encante pelo poder transformador da poesia.
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=4D5Knd_22RE[/embedyt]