O Bazar dos Artistas abre a sua 8ª edição, e vai até o mês de setembro, em uma loja do piso L1, no Salvador Shopping, em Caminho das Árvores, para arrecadar fundos para auxiliar os projetos sociais: Chapada Arte Cidadão, na Chapada do Rio Vermelho, em Salvador e Pena Branca na Comunidade, localizado no bairro de Vida Nova, em Lauro de Freitas-Ba. São apresentados ao público o acervo pessoal dos seguintes nomes da música baiana, Xanddy, Margareth Menezes, Ivete Sangalo, Olodum, Tuca Fernandes e muito mais. O público também pode contar com artigos de artesanato, religiosos e bijuterias.
O Bazar dos Artistas é de responsabilidade da organização social Instituto Entreaspas com o intuito de ajudar o projeto social Chapada Arte Cidadão, na Chapada do Rio Vermelho, em Salvador, com venda de itens utilizados por artistas, além de livros e bijuterias.
O Chapada Arte Cidadão funciona na Chapada do Rio Vermelho, na capital baiana, e atua com atividades culturais juntamente com a comunidade, dando aulas de balé, canto coral, percussão, grafite, arte com balões e muitas outras. Com o quadro de pandemia, atualmente ajuda a comunidade com doações de alimentos e itens de higiene.
Gil DeLeonn, organizador do bazar e coordenador do Chapada Arte Cidadão, comenta que um projeto como esse contribui para ajudar projetos sociais da região, além de artistas abraçarem a causa. “O importante do bazar é que a gente encontra nos artistas que fazem a sua doação, a sensibilidade e a solidariedade, além de cantar e encantar o Brasil todo. Então, para os artistas que participaram do Bazar dos Artistas, o mínimo que a gente pode oferecê-los é o título de artistas cidadãos, por se tornarem participantes de um projeto tão importante quanto esse”.
Já o Pena Branca na Comunidade, é localizado no bairro de Vida Nova, em Lauro de Freitas, onde realiza doações de cestas básicas e roupas com mais de 60 famílias do município, além disso são oferecidos cursos de capacitações para essas famílias. Com a atual situação de pandemia, os cursos foram cancelados, mas as arrecadações e doações continuam ativos.
Yuri Lopes, representante do Pena Branca na Comunidade, afirma sobre a importância da participação de todos em prol de ações sociais e ajuda ao próximo com a união de forças entre as pessoas. “O que torna esse bazar ainda mais incrível e impactante é que ele é um projeto intermunicipal, que une Salvador e Lauro de Freitas. Na medida em que ele ajuda famílias da Chapada do Rio Vermelho e famílias carentes de Lauro de Freitas, dos bairros Quingoma, Portão, Vida Nova. Então, isso traz um impacto muito significativo e especial, podendo abranger uma região tão grande a ser beneficiada”.
O Bazar dos Artistas está funcionando de segunda a sábado, das 12h às 20h, no Salvador Shopping, piso L1, ao lado da loja Arte em Papel. Para conhecer mais sobre os projetos, basta acessar as redes sociais: @bazardosartistasbahia , @chapadaartecidadao, @penabrancanacomunidade, ou através do telefone: (71) 98239-0687