A Secretaria de Saúde de Iguatu, no Ceará, confirmou hoje, 6, que um bebê de três meses morreu na última sexta-feira infectada pelo Covid19. A menina nasceu com uma síndrome nos rins, foi internada no dia 30 e morreu em decorrência de bronquiolite e pneumonia. O Ceará tem 1.013 confirmados e 29 mortos até hoje, de acordo com a Secretaria de Saúde estadual.
Os pais do bebê não suspeitaram de coronavírus porque ela tinha problemas sérios desde o nascimento, quando foi diagnosticada com Síndrome de Bartter – alteração nos rins que afeta a taxa de potássio no sangue. No dia 5 foi encaminhada à UPA com sintomas de gripe e foi medicada com antialérgicos e vitaminas.
No dia 11, os pais a levaram ao Hospital Albert Sabin, em Fortaleza, devido à síndrome “Ela não teve contato com ninguém. A consulta foi à tarde, mas estávamos só eu e ela. Eu fiquei na casa de uma colega até a hora da consulta pra gente não ficar exposta na rua”, contou a mãe.
De volta a Iguatu, no dia 30 as dificuldades para respirar aumentaram e ela voltou à UPA, de onde foi para o hospital municipal onde foi a óbito. “Depois que entubaram, ela teve três paradas cardíacas e saiu uma secreção como se fosse sangue”, lembrou uma familiar.
O pai da menina reclama hoje da exposição do caso nas redes sociais, o que gerou problemas para a família. As duas irmãs da menina morta sofrem isolamento e desconfiança, olhares desconfiados e comportamento estranho extensivo também aos pais. “Nós estamos sofrendo muito, isso é uma falta de ética. Tem foto minha, foto da minha minha filha nas redes sociais, isso é muito constrangedor”, disse.