Belo Horizonte retoma primeira fase de reabertura do comércio nesta quinta

Alexandre Kalil, prefeito de Belo Horizonte - Foto: Amanda Dias/BHAZ

Em decreto divulgado hoje, 5, o prefeito de Belo Horizonte determinou o que voltará a “normalidade” nas fases de flexibilização do comércio na cidade amanhã, 6. A cidade já tinha posto em prática esse processo, suspenso na Fase 2, no dia 29 de junho, pois os casos começaram a aumentar. A volta da reabertura gradual neste momento não reflete melhora nos índices, de acordo com o boletim de monitoramento mais recente da cidade. Belo Horizonte está no nível de alerta vermelho, que indica aumento no número de casos de Covid-19.

A cidade está, no momento, na fase de funcionamento do comércio essencial: farmácias, supermercados, bancos e loterias, além do comércio varejista, madeireiras e lojas de materiais de construção, com restrição de horário e dentro das especificações dos órgãos de saúde.

A partir de amanhã abrirão: comércio de rua, centros de compras e galerias de lojas (quinta e sexta-feiras, entre 11h e 19h e sábado, entre 9h e 15h), comércio atacadista da cadeia do comércio varejista da Fase 1 (incluindo vestuário e exceto recicláveis, quinta e sexta-feiras, entre 11h e 19h e sábado de 9h a 15h), cabeleireiros, manicures e pedicures: (quinta a sexta, entre 11h e 20h e sábado de 9h a 17h) e atividades autorizadas na fase 1 dentro de shopping centers (quinta a sábado, entre 12h e 20h), praças de alimentação devem abrir somente para entrega ou retirada e atividades no formato “drive-thru” de sexta a domingo, de 14h às 23h.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde de Minas Gerais, a capital tem, até o momento, 21.220 casos confirmados do novo coronavírus e 701 mortes. Para acompanhar todas as fases de reabertura de Belo Horizonte clique aqui.