Uma celebração com direito a música e lanche coletivo, que envolveu moradores do Calabar, em Salvador, marcou os 18 anos de criação da Biblioteca Comunitária do Calabar, periferia de Salvador. A instituição foi criada em 22 de abril de 2006, e é coordenada pela Associação Ideologia Calabar (AIC), antigo Jovens em Ação do Calabar. O bairro é uma referência na luta por políticas públicas e pelo direito à cidade,
com coletivos de arte educação, jovens e de mulheres que desenvolvem ações socio educativas e de formação política.


Justina Santana, da Associação Cultural de Mulheres do Calabar, uma das coordenadoras da biblioteca, parabenizou o trabalho desenvolvido. “Ressalto a importância deste espaço para a comunidade local, pois tenho acompanhado de perto e participado de diversas atividades que aconteceram e de outras programadas para esse importante espaço”, afirmou.


Fábio Matias mora no bairro há 40 anos e participou das comemorações no dia da festa de aniversário. “Como diz o ditado uma andorinha só não faz verão, e assim foi feito com a junção de jovens que propôs ao Calabar uma comunidade mais forte e resiliente na busca por políticas sociais de direitos e da educação. Na biblioteca cultivamos o aprendizado pela leitura e o incentivo das tecnologias para podermos ter futuro mais acessível e de grandes leitores”, declarou.


Trajetória premiada
A Biblioteca Comunitária do Calabar realiza atividades de incentivo à leitura desde o ano de criação. Em 2008 com o projeto formação de leitores na comunidade do Calabar foi contemplada com o certificado de projeto destaque pelo PNLL (Plano Nacional do Livro e Leitura) e recebeu o prêmio no quesito inovação do Instituto C&A pela ambientação do espaço e pelas atividades desenvolvidas.

A biblioteca é uma das fundadoras da Rede EMRedando Leituras (2013),que criou o Fórum Baiano do Livro e Leitura e pautou a criação do Plano Municipal do Livro, Leitura e da Biblioteca de Salvador (PMLLB). Atualmente a Biblioteca Comunitária do Calabar/Associação Ideologia Calabar faz parte da Rede de Bibliotecas Comunitárias de Salvador e da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias e contribui com ações de fomento à leitura e incidência em políticas públicas.


Alguns Projetos executados pela instituição: Projeto Lendo e Aprendendo – financiado pelo MINC – Ministério da Cultura.;Projeto Leituras do
Mundo;Projeto Ler Salvador – premiado no edital Arte em Toda Parte e financiado pela Fundação Gregório de Mattos; Projeto RNBC 2017 – Premiado pelo IPL-Retratos da Leitura em 2017 – Categoria Bibliotecas; Projeto Raízes negras; Projeto Ponto de Cultura Calabar – premiado no Edital Pontos de Cultura da Bahia 2016 e financiado pelo MINC e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia; Projeto Março Mulheres executado anualmente em parceria com Associação Cultural de Mulheres do Calabar; Janete Santos, Rodrigo Pita, Yuri Reis, Tereza Soares, Bruna Melo e Fábio Matias também compõem a coordenação da biblioteca, que recebe doações de literatura feminista.

A iniciativa teve como parceiros a Avante Educação e Mobilização Social, a Sociedade Beneficente e Recreativa do Calabar (SBRC) e o Instituto C&A.

Para agendar atividades em parceria ou troca de experiências os contatos são: associacaoideologiacalabar@gmail.com e 71-
98812-0370