Companhia Nova de Teatro apresenta o universo fantástico e fantasmagórico da literatura de Edgar Allan Poe a partir de 10 de janeiro
O teatro Alcione Araújo, da Biblioteca Parque Estadual, um espaço da Secretaria de Estado de Cultura, receberá entre 10 de janeiro e 1º de fevereiro, o espetáculo multimídia “A Cripta de Poe”, da Companhia Nova de Teatro. As apresentações são gratuitas e acontecem aos sábados e domingos, sempre às 18h.
Inspirada no universo dos contos e poemas fantásticos do escritor americano Edgar Allan Poe, a dramaturgia do espetáculo recorre às obras “O Espectro”, “O Corvo”, “O Retrato Oval”, “Berenice”, “Ligéia”, “William Wilson” e o “O Coração Denunciador” para inspirar o universo obsessivo e fantasmagórico. Concebida em formato de “palco-instalação”, a peça conta com a participação em vídeo do ator Paulo César Peréio, como o “Velho Poe”.
A proposta cênica mescla diferentes manifestações artísticas como teatro, canto, vídeo e música eletrônica, a fim de intensificar a atmosfera de suspense e ilusão característica das produções literárias de Poe, que propõe um mergulho no desconhecido da alma humana, através de personagens que revelam a duplicidade do homem.
A produção homenageia, ainda, os 206 anos do nascimento de Poe, um dos precursores do conto moderno. “A Cripta de Poe” tem concepção cênica de Lenerson Polonini, fundador da Companhia Nova de Teatro, e já passou pelo Centro Cultural São Paulo, em São Paulo, e pelo Centro Cultural Castelinho do Flamengo, no Rio de Janeiro, com grande recepção do público e da crítica.
A Biblioteca Parque Estadual (BPE), Teatro Alcione Araújo fica na Av. Presidente Vargas, 1261 no Centro – Rio de Janeiro. O espetáculo acontece de 10 de janeiro a 1º de fevereiro, com classificação 14 anos.