Espaços alternativos em áreas com baixa perspectiva social e altos índices de violência podem mudar a vida de muita gente

Reportagem de Marcela Caetano e Marcele Lima para o A Voz da Favela de dezembro de 2019

 

Bibliotecas comunitárias são espaços de convivência criados e gerenciados pela sociedade civil para promover leitura, educação, lazer e formação. Responsáveis por muitas transformações nas periferias graças às ações integradoras de saberes, cumprem um papel fundamental para a inclusão social. Segundo a pesquisa “Bibliotecas Comunitárias no Brasil: impacto na formação de leitores”, 86,7% das bibliotecas de 15 estados mais o Distrito Federal, estão inseridas em áreas de vulnerabilidade social.

A pesquisa foi foi realizada entre janeiro de 2017 e junho de 2018 pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Também estiveram envolvidos no levantamento: o Grupo de Pesquisa Bibliotecas Públicas no Brasil (GPBP), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); o Centro de Cultura Luiz Freire com apoio do Instituto C&A; Fundação Itaú Social.

Foto: Marcela Caetano / ANF

De um pequeno espaço no terraço de uma casa até contar com o local definitivo, a Biblioteca Comunitária Amigos da Leitura, no Alto José Bonifácio (Zona Norte do Recife), atua há mais de 10 anos para a promoção da cidadania dos moradores da localidade realizando desde empréstimos de livros (mediante cadastro) até o incentivo à práticas esportivas como Futsal. A biblioteca também trabalha com a alfabetização da terceira idade, mediação de leitura, ações de empoderamento feminino e exibições de filmes.

Mesmo com todas as ações de impacto desenvolvidas, o trabalho da Biblioteca Comunitária Amigos da Leitura não conta com incentivo do poder público. “Nós temos nos mantido com doações de voluntários e com o financiamento de projetos aprovados via editais públicos ou privados de incentivo à cultura. Contamos sempre com o apoio da comunidade e de parceiros”, conta Fábio Rogério Rodrigues, educador social e presidente da Biblioteca Comunitária Amigos da Leitura.

Quem quiser conhecer o espaço ou ajudar voluntariamente é só procurar a sede, instalada à Rua Alto da Conquista, 303, no Alto José Bonifácio, Zona Norte do Recife. Mais informações pelos telefones (81) 3262-2220 e (81) 9.98767-9274.