Acontece nesta quinta-feira, 10, a primeira edição do Festival Digital Propósito Jovem– Black da Quebrada, em Salvador. Devido a pandemia da Covid-19, o festival será apresentado gratuitamente no formato virtual, a partir das 19h.
O objetivo do festival é mobilizar a juventude por meio da arte e da cultura popular, além de oportunizar espaço de fala com apresentações artísticas como forma de envolver e inspirar a crianças e adolescentes não só da capital baiana como, também, do Brasil.
Os jovens que irão apresentar fazem parte da Associação Criança e Família (ACF) e a Rede de Jovens da Península de Itapagipe (REPROTAI), e foram qualificados pelo Programa Líder Geração P (de Propósito), com formação em trainees, estagiários de empresas e agentes de transformação para a sustentabilidade. A formação ocorreu durante o ano de 2019.
A Carta da Terra, que este ano completa 20 anos, será o pano de fundo do evento para dar significado à voz dos jovens com os quatro princípios que ela preconiza como o respeito e o cuidado com todas as comunidades de vida, a cultura da paz e da não violência e a construção de sociedades mais sustentáveis com justiça econômica e social.
“O Festival Digital Propósito Jovem vem celebrar os impactos positivos da educação como a grande mudança para o mundo que queremos. A expressividade e talento dos jovens e de suas comunidades são uma inspiração para engajar toda sociedade em temas tão urgentes como o racismo, a paz e a justiça social e que ganharam significado pela Carta da Terra na programação”, comenta Andrée de Ridder Vieira, Idealizadora e Educadora do Programa Líder Geração P de Propósito.
O evento é organizado pelas instituições Ideia Sustentável, Instituto Supereco, Alternativa Terrazul e Teia Carta da Terra, e conta com o patrocínio da Ultragaz. Toda programação do festival será transmitida pelos canais do Ideia Sustentável, Rede Reprotai e Associação Criança e Família
Organizações sociais
A Associação Criança e Família (ACF) foi criada com o objetivo de apoiar, encorajar, criar e desenvolver com e para as famílias carentes da comunidade, atividades socioeducativas, culturais, desportivas e de saúde, visando à melhoria da qualidade de vida das crianças, jovens e seus familiares, diminuindo assim o risco de exclusão social e marginalização.
A Rede de Jovens da Península de Itapagipe (Reprotai), teve sua criação em agosto de 2004 por adolescentes e jovens da Associação de Moradores do Conjunto Santa Luzia, atualmente conta com mais de 50 adolescentes e jovens além de grupos culturais da Península Itapagipana, tem o objetivo criar mecanismos e oportunidades para que adolescentes e jovens da Península superem as disparidades de formação e outras desigualdades provocadas pela situação de pobreza e tenham uma vida melhor.
A Ideia Sustentável Consultoria think tank em sustentabilidade corporativa que apoia empresas na integração da sustentabilidade na gestão, na estratégia, na cultura e na marca, por meio de suas linhas de atuação: consultoria, educação e conteúdos.
Leia mais: Livro de contos sobre violência e racismo será lançado em Salvador
Moradores usam a criatividade para alertar sobre remoção de lixo no bairro Santa Cruz, em Salvador
Arte e educação no Alto do Cabrito, talentos revelados na periferia