Bolsonaro e a censura

Créditos - Reprodução

Censura por definição é o ato de analisar conteúdos com base em critérios políticos ou morais e o julgar sua conveniência ou sua divulgação. No Brasil, nós temos um grande histórico com a censura, e foi durante a Ditadura Militar que ela serviu como um instrumento muito forte de repressão. A censura é uma grande fonte de poder, já que ao controlar o conteúdo que a população acessa você tem controle também da narrativa, ou seja, a censura tem poder de definir a pauta da população e consequentemente a opinião pública. A liberdade de expressão e da mídia é um dos pilares da democracia.

Falando em democracia……

Durante a campanha presidencial de 2018 o Bolsonaro foi encarado por sua oposição como uma ameaça à democracia, e não foi à toa. A trajetória política do atual presidente e suas falas nos mostrava um candidato defensor da ditadura e que tinha como ídolo um torturador. Apesar do problema do brasileiro de esquecer sua própria história muita gente está empenhada em lembrar à população dos tempos de perseguição e terror que foi a ditadura militar no Brasil. O cerceamento de liberdade durante 20 anos nos deixou alerta para os sinais, e hoje muitos dizem que já não vivemos uma democracia com Bolsonaro e que estamos sofrendo censura. É notável que em 2019 já tivemos casos de censura por parte do governo. Recentemente, o presidente vetou um comercial do Banco do Brasil, protagonizado por jovens e com grande diversidade, sem explicar seus motivos. O caso resultou também na demissão do diretor de comunicação responsável. Desde o início da campanha, Bolsonaro diz lutar contra a ideologia nas escolas e universidades. Com esse objetivo o presidente incentiva e apoia que alunos filmem professores em sala de aula e os divulguem como forma de luta contra a doutrinação no ambiente escolar. Ao incentivar essa atitude, Bolsonaro não só limita o que pode ser falado em aula como torna o ambiente escolar, que deveria ser de diversidade e debates, em um ambiente hostil e de censura.
É óbvio que o tempos atuais não se compara com os árduos período da ditadura, onde simplesmente não existia liberdade, e que ao protestar contra o Governo você tinha chances de ser torturado ou morto, e a única alternativa que restava era lutar ou esconder seu protesto em forma de outras expressões.
Porém, isso não diminui o momento atual. A censura que está ocorrendo no Brasil é diferente daquela época mas ainda é preocupante e por isso não devemos baixar a guarda. Nós ainda vivemos numa democracia, que tem seus problemas, mas temos alguns avanços. A questão da liberdade de expressão deve sempre ser observada de perto, visto o que já vivemos no nosso país. Relembrar a história é o primeiro passo para não repeti-la e para isso devemos estar alertas e consciente dos nossos direitos de liberdade e lutar para não os perdemos.