Brasil é o quarto em doentes e o quinto em mortes no mundo da pandemia

Foto ilustrativa depositphotos

Depois de passar França e Espanha, o Brasil, neste domingo, 17, registrou 7.938 novos casos confirmados de coronavírus, perfazendo o total de 241.080 pessoas com diagnóstico confirmado. Também houve 485 novas mortes, somando 16.118 no total. Sábado, eram 14.919 casos e 15.633 mortes desde o início da pandemia. O país avança, célere, no ranking mundial dos mais afetados pela pandemia.

O país é o quarto do mundo com mais casos do novo coronavírus. Fica atrás somente de Estados Unidos (1.486.375), Rússia (281.752) e Reino Unido (244.995). Considerando os dados de casos diários do Reino Unido, o Brasil deve se tornar, nesta semana, o terceiro país com o maior número de casos da Covid-19.

O Brasil não mantém as taxas de isolamento social que, no começo da pandemia, ajudaram a evitar uma explosão de casos, segundo especialistas, sobretudo pelo constante apoio do presidente Jair Bolsonaro a manifestações contra o isolamento, ignorando inclusive o risco de contaminação das pessoas presentes.

“Manifestação pura da democracia. Estou muito honrado com isso. O governo federal tem dado todo o apoio para atender as pessoas que contraíram o vírus e esperamos brevemente ficar livre dessa questão, para o bem de todos nós. O Brasil, tenho certeza, certeza, voltará mais forte”, declarou Bolsonaro neste domingo.