Aos 80 anos, Pureza Lopes Loyola é a única brasileira a receber o prêmio Heróis no Combate ao Tráfico de Pessoas desde a sua criação, em 2004. A homenagem concedida pelo secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, ocorreu em Washington, D.C., semana passada.

Essa premiação consagra Dona Pureza por seus esforços no combate aos trabalhos em condições análogas à escravidão no Brasil, um feito inédito para uma mulher nordestina, preta, pobre e que se alfabetizou somente aos 40 anos, com o objetivo de ler a Bíblia.

Sua história ficou conhecida após o lançamento nacional do filme Pureza, do diretor Renato Barbieri, em 2022. A produção conta a luta de uma mãe brasileira que, durante três anos, desafiou fazendeiros e jagunços para resgatar seu filho da escravidão contemporânea na Amazônia brasileira.

Vencedor de 30 prêmios nacionais e internacionais, o longa Pureza é protagonizado por Dira Paes e grande elenco.

Em celebração ao prêmio da personagem real, o filme Pureza será exibido na TV Globo hoje às 22h, no Tela Quente, coincidentemente a data do retorno de Dona Pureza ao Brasil.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagramhttps://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebookhttps://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitterhttps://twitter.com/noticiasfavelas