Tá certo que carnaval é cultura.Tem as alegorias, os figurinos, a maquiagem e o samba-enredo, além de muitos outros itens culturais. Tem também a tão desejada injeção de bilhões de Reais (ou Dólares?) na economia.
É uma verdadeira indústria cultural e econômica que movimenta a pança dos mulatos e mulatas e também a economia do país, mas fazê-lo a qualquer custo, será que vale a pena?
Mesmo sem a previsão de quando vamos tomar uma vacina por pura incompetência do Governo as escolas de samba do Rio de Janeiro deram um passo à frente para definir uma data provável dos desfiles de 2021.
Julho foi o mês escolhido pelas grandes agremiações que, no entanto, condicionaram a realização do espetáculo ao início da imunização contra a Covid-19. A decisão foi anunciada após reunião plenária realizada com representantes das agremiações e da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa).
Com todo gosto que tenho pelo carnaval, creio que seria mais adequado cancelar a festa. Será que o Brasil não é maduro o suficiente para passar sem carnaval pelo menos uma vez na vida?
O brasileiro é um povo estranho: passa sem hospitais e escolas, paga plano de saúde caríssimo, além dos impostos que já lhe dariam o direito de ter saúde de qualidade na rede pública; paga escolas caríssimas para os filhos, quando deveria ter educação de qualidade na rede pública, mas não passa sem carnaval.
É um povo por demais engraçado: assiste a inúmeras denúncias de fraude no governo e se contenta com ‘notas de repúdio’ sobre cada uma delas. Vê cheques depositados por um chefe de milícia nas contas do filho e da esposa do presidente, mas acredita que realizaram um negócio lícito; perde seus direitos trabalhistas e sua aposentadoria, mas permanece com a bunda na cadeira e os dedos no teclado do computador; quer fazer a revolução digital, mas se contenta com as desculpas esfarrapadas do Governo…Já em relação ao carnaval, esperneia só de pensar em ficar sem a festa.
Para realizar o evento, a Liga espera que um projeto de lei seja aprovado criando um feriadão entre os dias 8 e 11 de julho para garantir a folia. Agora imagine que estejamos todos vacinados contra Covid-19 antes de julho e que a onda do carnaval carioca se espalhe pelos Estados do Nordeste. Sairemos do São João no final de junho para o carnaval no início de julho. A sola do sapato vai aguentar?
É melhor ir pagando logo o plano de saúde! Você sabe que se precisar vai esbarrar na porta do hospital caso o boleto esteja atrasado. E assim o Brasil segue…do jeito que os brasileiros gostam!
Vamos tomar um café?
*Este texto trata-se de uma opinião do autor.