Na última sexta-feira (19), o jogador brasileiro Willian Borges da Silva, que atua pelo Arsenal, da Inglaterra, denunciou utilizou que recebeu mensagens racistas de torcedores ingleses.
De acordo com Wiillian, os ataques aconteceram após o empate de seu time em 1 a 1 contra o Benfica pela Liga da Europa, na última na última quinta-feira (18).
O atacante publicou as mensagens de cunho racista que recebeu junto com uma mensagem: “Algo precisa mudar! A luta contra o racismo continua”.
Em quase todas as mensagens expostas pelo jorgador, é possível ver a palavra “macaco”, junto com ícones do animal e de bananas. Um dos agressores diz para o atleta “voltar para a selva”.
Em comunicado divulgado pela emissora “BBC” e o jornal “The Guardian”, o Arsenal condenou as ofensas recebidas pelo seu atacante e reiterou a luta para conter os ataques sofridos pelos atletas na internet.
Nas últimas semanas, outros personagens do futebol inglês foram vítimas de ataques racistas e discriminatórios nas redes sociais, como Marcus Rashford, Axel Tuanzebe, Anthony Martial, do Manchester United, e Lauren James, da equipe feminina dos Red Devils. Romaine Sawyers, do West Bromwich, e Reece James, do Chelsea, irmão de Lauren James, também sofreram ofensas.