O CGA, Conselho Gestor das Áreas de Proteção Ambiental (APAs) dos Morros da Babilônia, São João e Leme realiza neste domingo, dia 17 de Outubro, uma Caminhada Ecológica para comemorar sua 11ª primavera, além dos 19 anos de criação da APA do Morro do Leme e Ilha da Cotunduba e os 14 anos da criação da APA dos morros da Babilônia e São João.
O grupo pretende promover uma ampla conscientização sobre a necessidade de parar o aquecimento global, além de dar visibilidade para ações como a adoção de APAs por empresas privadas, o Projeto de Reflorestamento da Prefeitura que usa mão de obra de comunidades vizinhas, o trabalho de reflorestamento realizado pela Cooperativa de Reflorestadores da Babilônia e o acompanhamento do Conselho Getor Das APAs (CGA).
A Caminhada terá dois pontos de partida que irão até o topo do Morro da Babilônia, onde haverá o tradicional abraço ao meio ambiente. O retorno aos pontos de partida está previsto para acontecer às 13h30. A trilha é considerada suave.
Os participantes que quiserem sair de Botafogo/Urca, deve chegar às 9h, no Redondo Parque General Leandro atrás do nº 66 da Rua Lauro Muller (rua atrás do Rio Sul). Informações em (021) 9121-1498.
Para sair do Leme, chegar antes de 9h30 na esquina da Rua Ribeiro da Costa com a Ladeira Ari Barroso. Informações em (021) 7879-6319.
Será necessário levar documento de identidade com foto para poder adentrar em área militar. Os menores de idade que queiram participar deverão estar acompanhados de responsáveis que irão assinar um formulário de autorização distribuído no dia.
Recomenda-se embalar o documento de identidade em saquinho plástico para o caso de chuva. Use calçado fechado e leve, leve água e algo leve para o lanche comunitário no topo do Morro da Babilônia.
Os participantes receberão um boné e uma camiseta, que serão o “uniforme” da caminhada. A atividade conta com o apoio da Cooperativa de Reflorestadores da Babilônia, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SMAC, do Centro de Estudos do Pessoal do Exército, da Prefeitura Militar da Zona Sul e do RIO SUL, que patrocina permanentemente o reflorestamento das APAs dos Morros da Babilônia, São João e Leme.
No roteiro proposto está a visão da Ilha Rasa (ou do Farol), do Arquipélago das Cagarras, do Forte de Copacabana, dos Morros Pavão e Pavazãozinho, Cabritos, Agulhinha e São João. Observação das áreas reflorestadas, do paiol de guarda de explosivos usados na abertura do túnel do metrô, de casa mata construída na época da 2ª guerra, mirante do Rio Sul, de onde se observa bem o vale de Botafogo até o Humaitá, além de todo o entorno da enseada de Botafogo. Visita às ruínas de construções históricas, chegada ao topo do morro, ou Mirante do Telégrafo, com visão de 360° do Rio.
Com informações de Abílio Tozini, do Conselho Gestor das APAs.