O programa de formação de educadores da CCR, o “Caminhos para a Cidadania” está oferecendo planos de aula sobre o combate ao racismo e a consciência negra. São sugestões para professores aplicarem em sala de aula com seus alunos.
Os planos são disponibilizados de forma gratuita e são divididos em duas fases: crianças na fase da alfabetização e crianças já alfabetizadas.
“Desde os primeiros anos já é possível trabalhar este tema com os alunos. No site, você encontrará planos de aula, que podem ser aplicados de formas remotas ou presenciais, como sugestão de trabalhar o combate ao racismo com crianças em fase de alfabetização e já alfabetizadas”, explica Ariane Teles, coordenadora do programa dentro do Instituto CCR.
Caminhos para a Cidadania: a importância do combate ao racismo nas escolas
Infelizmente ainda é comum acompanharmos relatos de racismo dentro das escolas, alguns ganham grande repercussão, mas não muda o cenário.
O Racismo Estrutural machuca essas crianças, antes que elas saibam o significado do termo, por isso é necessário apostar no ensino antirracista dentro das escolas.
Segundo pesquisa do IBGE, entre as pessoas que estão abaixo linha de pobreza, 32% são pretas ou pardas, enquanto 15% são brancas. Já nos índices de analfabetismo, 4% são pessoas brancas, enquanto 9% são pretas e pardas.
A ideia é que as aplicações das aulas, tenham potencial de alcance e conscientização dentro e fora das salas de aula. As sugestões são respaldadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). E já estão à disposição dos professores, educadores e demais interessados de forma gratuita no site do programa.
Para acessar os planos de aula, clique aqui.
Você já leu a matéria sobre o Festival Visões Periféricas? Confira agora.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas