Campanha estimula voto consciente no nordeste

Créditos: Aline Gallo

Buscando fortalecer o compromisso com a escolha responsável nas eleições municipais de 2024, a Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3, em parceria com suas 20 entidades membro na Bahia e em Sergipe, lançou a campanha “Voto Consciente: poder de escolha, voz de mudança”. A iniciativa, que se estenderá pelos meses de agosto, setembro e outubro, busca sensibilizar a população, especialmente as juventudes, sobre a importância do voto consciente e do engajamento político para a construção de uma sociedade mais justa e democrática.

A campanha “Voto Consciente” ocorre em um contexto onde o Nordeste concentra cerca de 27% do eleitorado brasileiro, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na Bahia e em Sergipe, estados abrangidos pela Cáritas NE 3, aproximadamente 12 milhões de eleitores estão aptos a votar nas eleições de 2024.

Dentre esses, uma parcela significativa é composta por jovens de 16 a 24 anos, que representam 15% do eleitorado local. Esse segmento, muitas vezes votando pela primeira vez, é o principal foco da campanha, evidenciando a necessidade de conscientização para garantir uma participação informada e responsável nas decisões políticas.

A campanha nasce do reconhecimento da juventude como um agente essencial na transformação social, com um foco particular nos eleitores que participarão pela primeira vez das eleições para vereador e prefeito. A Cáritas NE 3 mobiliza suas redes sociais (@caritasne3) e suas entidades membro para disseminar materiais que destacam a relevância do voto consciente, utilizando também espaços públicos, como os atos do Grito dos Excluídos e das Excluídas, para fortalecer essa mensagem.

A iniciativa faz parte de um esforço mais amplo da Cáritas NE 3, por meio de sua comissão do Programa Infância, Adolescência e Juventudes (PIAJ), que articula ações voltadas para a promoção da cidadania e a defesa dos direitos em diversas comunidades. Com o apoio de parceiros como Misereor, KNH Brasil, Kindermissionwek, Cáritas Alemanha e o Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha, a campanha visa criar um ambiente favorável para a participação ativa e consciente dos eleitores.

Segundo Geri Lima, coordenador colegiado da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3, as campanhas anteriores da organização, como a de 2022, mostraram-se assertivas e tiveram um impacto positivo na sociedade. “As campanhas anteriores foram tão assertivas e impactaram positivamente, que as entidades membro e parceiros nos perguntaram se este ano teria a campanha, porque ambas têm sido oportunas para abrir diálogos, iluminar questões e pensar processos reais, com as juventudes e outros públicos sobre as questões de direitos, encaminhando para votos conscientes que geram frutos positivos.”

A Cáritas NE 3, que há 36 anos atua em prol da garantia de direitos e da efetivação da democracia, tem um histórico significativo de incidência política. Em 2022, por exemplo, a campanha “Mais Democracia, Mais Direitos. Essa luta é nossa” envolveu a produção de diversos materiais e a elaboração de uma carta de compromisso assinada por candidatos a governador e parlamentares, comprometendo-se com as demandas das comunidades quilombolas.

Nesta nova campanha, a estratégia de divulgação inclui a ampla distribuição de materiais nas redes sociais e em formato impresso, além de ações presenciais e monitoramento do alcance e impacto da iniciativa. “Divulgar amplamente a campanha nas redes sociais, encaminhar materiais impressos para as entidades membro e parceiros da Cáritas na Bahia e em Sergipe, além de termos uma equipe comprometida que fala da campanha nas várias atividades que ocorrem ao longo deste segundo semestre. Dentre as estratégias, acompanhar o alcance nas redes sociais e por meio de fotografias de atividades, listas de presença e 3 grandes eventos que ocorrerão no próximo período e no momento de avaliação da rede abrimos discussões para escutas de como foi o engajamento da Campanha nos territórios”, complementa Geri Lima.

Com um trabalho contínuo e articulado, a Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3 reforça a importância do voto consciente como um ato de cidadania e participação ativa na construção de um futuro mais justo e democrático para todos.

@caritasne3

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagramhttps://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebookhttps://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitterhttps://twitter.com/noticiasfavelas